José Pinhal Post-Mortem Experience termina carreira com concertos nos coliseus do Porto e Lisboa

José Pinhal Post-Mortem Experience termina carreira com concertos nos coliseus do Porto e Lisboa
Foto: Agenda Cultural de Lisboa
| País
Porto Canal/Agências

A banda José Pinhal Post-Mortem Experience tem dois concertos marcados para os coliseus do Porto e de Lisboa, no próximo ano, com os quais irá pôr fim a uma carreira de dez anos dedicados a homenagear o cantor José Pinhal.

Os concertos estão marcados para 9 de outubro, no Coliseu do Porto, e 7 de novembro, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, anunciou a banda em conferência de imprensa na sala que irá acolher o espetáculo na capital.

A José Pinhal Post-Mortem Experience foi criada em 2016 para homenagear José Pinhal, “mestre de baile, ícone romântico e figura maior da cultura popular nortenha”, recorda-se no texto de apresentação dos espetáculos.

Ao fim de dez anos “a levar o nome de José Pinhal a palcos de todo o país, chega agora o momento da despedida”.

Os dois últimos concertos da banda, que surgiu como uma “homenagem espontânea”, serão “uma celebração intensa da vida, da música e do legado de José Pinhal”.

José Pinhal foi um cantor popular, nascido em Matosinhos, responsável por temas como “Tu és a que eu quero (Tu não prendas o cabelo)”, “Porém não posso” e “Magia (Bola de cristal mentia)”.

O cantor morreu em 1993, aos 41 anos, num acidente de viação quando regressava de um concerto.

No inicio dos anos 2000, “numa altura em que o cantor se tornara praticamente desconhecido, a sua obra começa a despertar o interesse de estudantes de Belas-Artes no Porto, que dão início à digitalização e partilha das suas músicas, sobretudo no circuito artístico nacional”.

Em 2016 surgiu o “super grupo de baile”, composto por sete músicos, ligados à editora e coletivo artístico portuense Favela Discos: Bruno Martins (voz), David Machado (saxofone), João Sarnadas (guitarra), José Cordeiro (baixo), José Pedro Santos (bateria), Nuno Oliveira (percussão) e Tito Santos (teclado e trompete).

Além da banda tributo, foi criado em 2020 o documentário “A vida dura muito pouco”, de Dinis Leal Machado, disponível na plataforma Filmin, e a Lusofonia Record Club reeditou em vinil a discografia completa (“José Pinhal - Vol.1”, José Pinhal - Vol.2” e “José Pinhal - Vol.3”) do cantor.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.