FC Porto: Igualdade apenas no placar. Crónica de jogo

FC Porto: Igualdade apenas no placar. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

Num jogo que terminou com 19 remates e 67% de posse de bola, o FC Porto não foi além de um empate em Utrecht (1-1), na quarta ronda da fase de liga da Liga Europa. Com este resultado, os azuis e brancos passam a somar sete pontos e a ocupar o nono posto da tabela classificativa.

Francesco Farioli promoveu oito alterações face ao onze inicial que havia apresentado frente ao SC Braga e quatro delas construíram a primeira oportunidade no Stadion Galgenwaard: Prpić ligou diretamente com Gül, que deu de primeira em Eustáquio para este desmarcar Gabri Veiga nas costas da defesa neerlandesa. Descaído sobre a esquerda, o camisola 10 atirou rente ao poste mais distante (12m).

Mesmo na condição de visitante, o FC Porto protagonizou uma etapa inaugural de sentido único - como explicam os 69% de posse de bola registados à meia-hora - e poderia ter saído para o intervalo em vantagem dado o elevado volume ofensivo criado. Borja Sainz contornou o guarda-redes e não teve o ângulo necessário para visar a baliza (17m), Deniz Gül atirou forte, mas na direção de Barkas (19m), Gabri voltou a não ter sorte aos 35 minutos e Eustáquio, servido por Pepê após uma recuperação alta já nos últimos instantes, permitiu o amortecimento do remate que acabou nas mãos do guardião. Os anfitriões apenas deixaram um alerta, já aos 44, e o nulo persistiu à ida para os balneários.

No regresso, o FC Utrecht adiantou-se no marcador através de um livre estudado que culminou num remate de Miguel Rodríguez desviado em Prpić (1-0, 48m) e Francesco Farioli mexeu pouco depois. William Gomes entrou para o lugar de Pepê, sofreu uma falta no último terço e cobrou para a área uma bola parada que terminou com o guarda-redes adversário a derrubar Pablo Rosario (55m). O banco portista protestou de imediato e, colocada a bola fora, o árbitro John Beaton decidiu dar seguimento à partida.

A primeira demonstração de proveito após tanto domínio chegaria aos 65 minutos, quando Gabri Veiga recuperou no meio-campo adversário e conduziu até entregar a Deniz Gül, que apontou ao poste mais distante e obrigou o guardião a uma grande intervenção, mas a bola sobrou para Borja Sainz, que encostou e festejou pelo segundo jogo consecutivo. Porque o empate nunca satisfaz o FC Porto, Gabri Veiga foi buscar a bola para o jogo prosseguir e acabou agredido por Barkas, que viu o cartão vermelho direto.

Alberto Costa e Victor Froholdt renderam Eustáquio e Martim Fernandes de seguida, o camisola 10 voltou a criar perigo com um remate forte à meia-volta (76m), Deniz Gül foi substituído por Samu e Michael Brouwer - o suplente que assumiu a baliza após a expulsão de Barkas - negou o golo a Borja Sainz já dentro dos últimos cinco minutos, bem como a Prpić no quarto minuto da compensação.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Francesco Farioli renova contrato

O ciclo continua e a ambição mantém-se: o FC Porto e Francesco Farioli acabam de prolongar contrato. Num momento crucial da época desportiva, Clube e treinador chegaram a acordo para manter a ligação nas próximas duas temporadas e meia, até 30 de junho de 2028.

FC Porto: Diogo Costa eleito Guarda-Redes do Mês da Liga Portugal

O Melhor Guarda-Redes do futebol português em dezembro chama-se Diogo Costa e veste de azul e branco. Peça basilar no plantel de Francesco Farioli, o capitão do FC Porto arrecadou a última distinção de 2025 num período em que o FC Porto manteve a liderança isolada da prova.

FC Porto: Jan Bednarek eleito Melhor Defesa da Liga pelo quarto mês consecutivo

Jan Bednarek é o Melhor Defesa da Liga Portugal há quatro meses consecutivos. Recrutado na Premier League no mercado de verão, o internacional polaco já tinha sido eleito Defesa do Mês do campeonato em setembro, outubro e novembro e acaba de juntar o prémio referente a dezembro à contabilidade pessoal.