Arcos de Valdevez quer requalificar e ampliar centro de saúde por 2,5 milhões de euros

Arcos de Valdevez quer requalificar e ampliar centro de saúde por 2,5 milhões de euros
Foto: CM Arcos de Valdevez
| Norte
Porto Canal/Agências

O executivo municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de um concurso público para a ampliação e requalificação do centro de saúde, pelo valor base de cerca de 2,5 milhões de euros, foi esta quinta-feira divulgado.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia do distrito de Viana do Castelo indica que “a empreitada tem por objetivo a reorganização funcional do Centro de Saúde de Arcos de Valdevez, de forma a ampliar a sua capacidade, criar mais serviços, gabinetes médicos e promover o alargamento da unidade de retaguarda já em funcionamento”.

A intervenção resulta de “um protocolo estabelecido entre a Santa Casa da Misericórdia daquele concelho e a Unidade de Saúde Local do Alto Minho (ULSAM), passando das atuais 16 camas para as 32”, e pretende “ainda a instalação de infraestruturas e equipamentos para renovação de ar e climatização em todos estes espaços”.

“Numa primeira fase foram criados diversos espaços ao nível do rés do chão para os serviços comuns, espaços simétricos ao nível do primeiro andar para estabelecimento de duas unidades de saúde, servidas por zonas de atendimento e espera”, destaca o município.

O investimento, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), “vai permitir a requalificação e alargamento deste equipamento com cerca de 40 anos de existência, de forma a melhorar a prestação dos cuidados de saúde e proporcionar aos profissionais e aos utentes um melhor serviço”.

“É objetivo “proporcionar melhores condições para os utentes e para os profissionais que aí trabalham, bem como apostar no reforço da relação de proximidade entre o utente e o serviço de saúde em Arcos de Valdevez”, realça.

A obra de “Alteração Funcional do Centro de Saúde de Arcos de Valdevez para instalação de Unidade de Retaguarda é cofinanciada pelo Fundo Europeu, PRR, integrado na“Componente 1 - Reforma dos Cuidados de Saúde Primário”, com um investimento elegível de 3.311.858,00 euros e comparticipação comunitária de 100% do valor”.

+ notícias: Norte

Presidente da Maia diz que é "absurdo" usar terrenos da Petrogal para a expansão do Aeroporto do Porto

O presidente da Câmara da Maia diz que os terrenos da Petrogal não são uma boa ideia para a expansão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. António Silva Tiago lembra que os terrenos da refinaria já têm outros projetos previstos.

Chega expulsa candidato autárquico suspeito de abuso sexual de crianças e pornografia

O Chega expulsou o militante e ex-candidato a uma junta de freguesia no concelho de Fafe nas últimas eleições autárquicas depois de este ter sido detido pela alegada prática de crimes de pornografia de menores e de abuso sexual de crianças agravado.

Defesa de Laplaine Guimarães diz que o cliente não ficou com dinheiro de contratos

A defesa de Alberto Laplaine Guimarães, um dos quatro detidos na operação “Lúmen”, que investiga alegados crimes económicos em contratos para a instalação de luzes de Natal, disse que o seu constituinte não ficou com dinheiro ilícito.