Pedro Duarte diz que Porto quer voltar à ANMP e Menezes seria "excecional" presidente
Porto Canal/Agências
O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, disse esta quarta-feira que vai levar à primeira reunião de câmara uma proposta para reintegrar a autarquia na Associação Nacional de Municípios Portugueses, indicando que Luís Filipe Menezes seria um "excecional" presidente.
"Eu vou propor, na primeira reunião da câmara, que a cidade do Porto regresse à Associação Nacional de Municípios", disse esta quarta-feira aos jornalistas após a cerimónia de tomada de posse dos órgãos municipais, que decorreu no Mosteiro de São Bento da Vitória.
Pedro Duarte, eleito pela coligação O Porto Somos Nós (PSD/CDS-PP/IL), considerou que há neste momento uma circunstância "pouco regular", em que um município, que é o Porto, não faz parte da Associação Nacional de Municípios, por razões "que certamente têm o seu fundamento histórico".
O Porto saiu da ANMP em 2022 pela mão do agora ex-presidente da câmara, Rui Moreira, como forma de protesto contra o processo de descentralização de competências, especialmente na saúde e educação.
"Hoje em dia, isso já não se verifica e nós vamos regressar à Associação Nacional de Municípios. Portanto, o meu interesse e o meu objectivo é colaborar e trabalhar com todos os municípios, designadamente do país, através da Associação Nacional de Municípios", vincou o novo autarca.
Sobre se o seu homólogo de Gaia, Luís Filipe Menezes, seria um bom nome para presidir à ANMP, Pedro Duarte referiu que "seria um excecional presidente" da ANMP, pois reconhece "a experiência, todo um percurso que o notabilizou como autarca, mas também noutras funções".
Porém, referiu que há "um leque muito vasto de autarcas com muita experiência e com muita qualidade", em que "alguns que se calhar não têm tanta experiência, mas têm enorme qualidade".
