Pedro Duarte diz que Porto quer voltar à ANMP e Menezes seria "excecional" presidente

Pedro Duarte diz que Porto quer voltar à ANMP e Menezes seria "excecional" presidente
Foto: Lusa
| Porto
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, disse esta quarta-feira que vai levar à primeira reunião de câmara uma proposta para reintegrar a autarquia na Associação Nacional de Municípios Portugueses, indicando que Luís Filipe Menezes seria um "excecional" presidente.

"Eu vou propor, na primeira reunião da câmara, que a cidade do Porto regresse à Associação Nacional de Municípios", disse esta quarta-feira aos jornalistas após a cerimónia de tomada de posse dos órgãos municipais, que decorreu no Mosteiro de São Bento da Vitória.

Pedro Duarte, eleito pela coligação O Porto Somos Nós (PSD/CDS-PP/IL), considerou que há neste momento uma circunstância "pouco regular", em que um município, que é o Porto, não faz parte da Associação Nacional de Municípios, por razões "que certamente têm o seu fundamento histórico".

O Porto saiu da ANMP em 2022 pela mão do agora ex-presidente da câmara, Rui Moreira, como forma de protesto contra o processo de descentralização de competências, especialmente na saúde e educação.

"Hoje em dia, isso já não se verifica e nós vamos regressar à Associação Nacional de Municípios. Portanto, o meu interesse e o meu objectivo é colaborar e trabalhar com todos os municípios, designadamente do país, através da Associação Nacional de Municípios", vincou o novo autarca.

Sobre se o seu homólogo de Gaia, Luís Filipe Menezes, seria um bom nome para presidir à ANMP, Pedro Duarte referiu que "seria um excecional presidente" da ANMP, pois reconhece "a experiência, todo um percurso que o notabilizou como autarca, mas também noutras funções".

Porém, referiu que há "um leque muito vasto de autarcas com muita experiência e com muita qualidade", em que "alguns que se calhar não têm tanta experiência, mas têm enorme qualidade".

+ notícias: Porto

Fingertips recordam carreira e apresentam novo álbum em concerto em novembro no Porto

Os Fingertips, banda liderada pelo cantor Zé Manel, têm concerto marcado no Porto em novembro, no qual irão recordar “grandes êxitos” e apresentar um novo álbum, com edição prevista para outubro.

Videovigilância no Porto tem problemas de incompatibilidade informática com DIAP

Desde que foi instalada, há dois anos e meio, a videovigilância no Porto permitiu preservar três mil imagens, mas subsistem problemas de incompatibilidade informática que tem atrasado a conclusão de investigações.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.