FC Porto (Sub-19): Apuramento com goleada na Youth League

FC Porto (Sub-19): Apuramento com goleada na Youth League
| Desporto
Porto Canal

A equipa de sub-19 do FC Porto venceu o NK Bravo (4-1), em Pedroso, e selou a passagem à terceira eliminatória da Youth League. Tiago Silva, Eduardo Ferreira (2) e André Miranda marcaram os golos dos jovens azuis e brancos, que vão ter um duplo embate com o Real Betis por um lugar nos 16-avos de final da competição. O primeiro está marcado para 26 de novembro em casa e o segundo para 10 de dezembro em Sevilha.

Numa tarde chuvosa na Invicta, os Dragões entraram de rompante decididos a resolver cedo o encontro. João Teixeira, lançado em profundidade, deixou o primeiro aviso (3m) e Tiago Silva, chamado a assumir uma grande penalidade cometida sobre André Miranda, fez o 1-0 ainda dentro dos primeiros cinco minutos. A vantagem durou menos do que o esperado, já que os eslovenos conseguiram empatar por Rok Kopatin numa rara aproximação à baliza de Gonçalo Ribeiro (12m).

De novo à carga numa primeira parte de sentido único, Tiago Silva tentou bisar de fora da área com dois remates fortes que causaram suspense nas bancadas (28m e 37m) e Gonçalo Sousa fez uma diagonal da esquerda para a direita para acertar em cheio no poste (40m), tudo isto antes de Rafael Magalhães, já nos últimos instantes da etapa inaugural, encontrar Eduardo Ferreira na pequena área e o avançado cabecear para o fundo das redes (2-1).

O segundo tempo começou como o anterior havia acabado: logo aos 50 minutos, André Miranda recebeu à esquerda, puxou para a zona central e fez o golo mais bonito da tarde, um remate potente e indefensável que entrou junto ao ângulo superior mais próximo (3-1). Antes de sair para dar lugar a Anhá Candé (71m), Eduardo Ferreira aproveitou uma recuperação alta de Tiago Silva e uma assistência de José Domingues para assinar o 4-1 final e chegar ao bis no encontro.

Ficha de jogo
FC PORTO 4-1 NK BRAVO
UEFA Youth League, caminho dos campeões, 2.ª eliminatória, 2.ª mão
5 de novembro de 2025
Estádio Dr. Jorge Sampaio, em Pedroso

Árbitro: Oguzhan Çakir (Turquia)
Assistentes: Bilal Gölen e Orhun Aydin Duran (Turquia)
Quarto árbitro: Vítor Lopes

FC PORTO: Gonçalo Ribeiro; Rafael Magalhães, Filipe Sousa, Salvador Gomes, Guilherme Carvalho, Tiago Silva, João Teixeira (cap.), Francisco Fernandes, André Miranda, Gonçalo Sousa e Eduardo Ferreira
Substituições: Gonçalo Sousa por Tomás Peixoto (45m), João Teixeira por Rayan Demirci (45m), André Miranda por João Abreu (63m), Guilherme Carvalho por José Domingues (63m) e Eduardo Ferreira por Anhá Candé (71m)
Não utilizados: Antoni Nikolov; João Pinto, Marco Silva e Rúben Barbosa
Treinador: Sérgio Ferreira

NK BRAVO: Drašler Raišp; Mark Kerin, David Stojanoski, Svit Mlekuž, Matevž Šimnovec, Svit Blaško, Timotej Drobež, Tais Šabotić, Jaŝa Kraŝevec, Andrej Pečar e Rok Kopatin (cap.)
Substituições: Svit Blaško por Tit Kostić (45m), Matevž Šimnovec por An Kumer Čelik (60m), Andrej Pečar por Job Brecelj (60m), Tais Šabotić por Pino Žeželj (73m) e Mark Kerin por Tarik Bronja (85m)
Não utilizados: Artem Grom; Val Krašavec, Aleksander Juvan e Vid Mächtig
Treinador: Tomaž Petrović

Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Tiago Silva (5m), Rok Kopatin (12m), Eduardo Ferreira (45m e 67m) e André Miranda (50m)
Disciplina: cartão amarelo a Svit Blaško (21m), Matevž Šimnovec (26m), Mark Kerin (60m), David Stojanoski (82m)

+ notícias: Desporto

FC Porto: Francesco Farioli renova contrato

O ciclo continua e a ambição mantém-se: o FC Porto e Francesco Farioli acabam de prolongar contrato. Num momento crucial da época desportiva, Clube e treinador chegaram a acordo para manter a ligação nas próximas duas temporadas e meia, até 30 de junho de 2028.

FC Porto: Diogo Costa eleito Guarda-Redes do Mês da Liga Portugal

O Melhor Guarda-Redes do futebol português em dezembro chama-se Diogo Costa e veste de azul e branco. Peça basilar no plantel de Francesco Farioli, o capitão do FC Porto arrecadou a última distinção de 2025 num período em que o FC Porto manteve a liderança isolada da prova.

FC Porto: Jan Bednarek eleito Melhor Defesa da Liga pelo quarto mês consecutivo

Jan Bednarek é o Melhor Defesa da Liga Portugal há quatro meses consecutivos. Recrutado na Premier League no mercado de verão, o internacional polaco já tinha sido eleito Defesa do Mês do campeonato em setembro, outubro e novembro e acaba de juntar o prémio referente a dezembro à contabilidade pessoal.