Paulo Bento rescinde contrato com a FPF

| Desporto
Porto Canal

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou hoje que Paulo Bento deixou de ser selecionador nacional, num comunicado publicado no site oficial do organismo.

“A Federação Portuguesa de Futebol comunica que hoje, 11 de setembro, termina o vínculo contratual de Paulo Bento com a FPF e ao serviço das Seleções. Esta foi uma decisão tomada conjuntamente entre a Direção da FPF e Paulo Bento. Agradecemos tudo o que Paulo Bento fez pela nossa seleção, nomeadamente pelo apuramento de Portugal para o Euro2012 e para o Mundial2014”, lê-se no comunicado.

O organismo acrescentou ainda que “está a trabalhar numa solução estruturada para dirigir as seleções e que será conhecida em breve”.

Paulo Bento assumiu o lugar de selecionador português em 2011, sucedendo a Carlos Queiroz, já a meio da fase de qualificação para o Euro2012, e liderou Portugal até às meias-finais da competição, que decorreu na Ucrânia e Polónia.

Com alguma dificuldade (Portugal foi obrigado a jogar o play-off de acesso), garantiu também o apuramento para a fase final do Mundial2014, que ocorreu no Brasil, mas a seleção lusa acabou por “cair” na fase de grupos, numa campanha marcada por vários problemas físicos dos jogadores.

Mesmo assim, Paulo Bento manteve-se no cargo de selecionador, mas acabou por abandonar depois de Portugal ter começado a fase de qualificação para o Euro2016 com uma inédita derrota caseira perante a Albânia, por 1-0.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

FC Porto: Francisco Conceição, Medhi Taremi e Diogo Costa em destaque no jogo com o Chaves

O português foi o MVP Liga Portugal e o iraniano o MVP Porto, enquanto o guarda-redes manteve a baliza a zeros

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.