FC Porto: Missão cumprida na estreia. Crónica do jogo

FC Porto: Missão cumprida na estreia. Crónica do jogo
| Desporto
Porto Canal

Em estreia na presente edição da Taça de Portugal, o FC Porto correspondeu ao favoritismo e venceu o Celoricense por 4-0, com um golo de Jan Bednarek (8m) e um hat-trick de Samu conseguido em apenas dez minutos (62m, 70m e 72m). Os azuis e brancos - que agora irão regressar ao Olival com o foco na deslocação a Nottingham (quinta-feira, 20h00) - já sabem que vão defrontar o Rio Ave ou o Sintrense na quarta eliminatória, agendada para o fim de semana de 22 e 23 de novembro.

Francesco Farioli tinha deixado claro que ia a jogo “com os melhores disponíveis” e apresentou apenas duas alterações em relação ao onze inicial que tinha alinhado no clássico com o Benfica. À ja anunciada titularidade de Cláudio Ramos, juntou-se a de Deniz Gül, que viu Borja Sainz deixar o primeiro aviso ao segundo minuto, com um remate a meia altura à entrada da área, e Bednarek replicar o que Froholdt já havia feito naquele estádio esta temporada: de canto, Gabri Veiga cruzou com precisão e, na pequena área, o central polaco saltou mais alto e cabeceou para o fundo das redes com a ajuda do poste mais distante (1-0, 8m).

Dominadores em todo o campo, os Dragões voltaram a criar perigo na sequência de uma bola parada, desta feita cobrada de forma curta e finalizada por Alberto, que apareceu na área e correspondeu ao passe de Borja com um remate que saiu desviado da baliza (27m). A margem mínima manteve-se, por isso, à ida para os balneários.

No regresso, com Prpić no lugar de Kiwior, as oportunidades de golo acumularam-se nos minutos iniciais da etapa complementar. Primeiro Francisco Moura, lançado em profundidade, obrigou Gonçalo Machado a aplicar-se e a defender para canto; na bola parada, Gabri Veiga colocou ao primeiro poste e Alan Varela acertou com estrondo na trave (50m).

Com meia-hora por jogar, Rodrigo Mora, William Gomes e Samu renderam Borja Sainz, Gabri Veiga e Deniz Gül e o jogo ganhou nova vida. Em apenas dez minutos, o ponta de lança internacional espanhol assinou um hat-trick e fechou, por completo, as contas do marcador: na primeira ação após ter pisado o relvado, rodou sobre o oponente direto e fuzilou as redes (2-0, 62m); aos 70, apareceu ao poste mais distante para emendar um desvio de Bednarek após um canto batido por Mora (3-0); e, nem dois minutos depois, apareceu isolado para encostar um cruzamento rasteiro de William Gomes (4-0).

Eustáquio entrou para o lugar de Froholdt, Rodrigo Mora esteve perto de assinar mais um golo de belo efeito que daria a mão cheia, mas para a história ficam quatro golos rumo à quarta eliminatória da Taça de Portugal, que será disputada no Estádio do Dragão.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é conhecido o árbitro para o jogo com o Vitória SC

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou João Gonçalves para arbitrar o jogo entre Vitória SC e FC Porto, agendado para o próximo domingo (20h30, Sport TV), no Estádio D. Afonso Henriques, referente à 18.ª jornada do campeonato.

FC Porto: A força do Dragão. Crónica de jogo

47.374 portistas na bancada, onze no campo e uma só frequência, como uma verdadeira Famiglia. O Dragão caminhou junto para mais uma vitória, desta feita no clássico com o Benfica (1-0) que vale a passagem às meias-finais da Taça de Portugal. A história na prova rainha ganha novos contornos esta quinta-feira, quando ficar definido o percurso para o Jamor (17h00).

FC Porto (Basquetebol): Escala no Funchal antes do regresso a Esgueira

O FC Porto qualificou-se para os quartos de final da Taça de Portugal, nos quais vai defrontar o CP Esgueira, depois de vencer nesta quarta-feira o CAB Madeira (103-61), no Funchal, no duelo relativo aos “oitavos” da prova rainha.