Plano de Pormenor da Avenida do Atlântico em Gaia em consulta pública

Plano de Pormenor da Avenida do Atlântico em Gaia em consulta pública
Foto: CM Vila Nova de Gaia
| Norte
Porto Canal/Agências

O Plano de Pormenor do Remate Poente da Avenida do Atlântico – Madalena, em Vila Nova de Gaia, entrou em consulta pública, até ao início de novembro, segundo o aviso publicado esta sexta-feira em Diário da República.

“Nos 20 dias após a publicação deste aviso, os elementos relativos ao processo de elaboração do referido PPRPAA-M [Plano de Pormenor do Remate Poente da Avenida do Atlântico – Madalena] estarão disponíveis para consulta na [empresa municipal] Gaiurb,EM e nas páginas eletrónicas do município”, refere o aviso que é assinado pela atual presidente da Câmara, a socialista Marina Mendes.

O PPRPAA-M destina-se a uma área de intervenção localizada na freguesia da Madalena, junto à orla costeira.

De acordo com a proposta de elaboração deste plano, consultada pela Lusa e disponível no ‘site’ da Gaiurb, este plano abrange uma área com cerca de 7,05 hectares, delimitada a norte pela ribeira atlântica de Atiães, a sul pela Rua Nova dos Guiões, a nascente pela Rua do Agro e a poente pela Rua Moinho de Vento.

“Esta área corresponde genericamente a um espaço desprovido de construções, mas inserido em território envolvente urbanizado e caracterizado por forte dinâmica urbanística, especialmente por se localizar na orla costeira, bem servida de infraestruturas e equipamentos de apoio balnear, e igualmente por se localizar perto duma grande extensão de área natural envolvente à ribeira de Atiães, de elevado valor ecológico e ambiental”, lê-se na proposta.

Em causa está um dos troços da “Avenida do Atlântico”, anteriormente designada por “Avenida até ao Mar”.

A Avenida do Atlântico é referenciada no Plano Diretor Municipal (PDM) como Via de Ligação 3 (VL3), sendo considerada um eixo viário estruturante de Gaia, no distrito do Porto.

A decisão de dar início ao procedimento de elaboração do PPRPAA-M foi tomada na reunião camarária pública de 16 de junho.

No aviso esta sexta-feira publicado lê-se que este procedimento será feito “com aproveitamento dos atos e formalidades praticados no âmbito da anterior aprovação de elaboração do Plano de Pormenor do Remate Poente da Avenida do Atlântico - Madalena, nos termos do n.º 1 do artigo 76.º e n.º 2 do artigo 88.º, e para efeito do disposto no n.º 4 do artigo 191.º do Decreto-Lei n.º 80/2015 de 14 de maio, na sua atual redação”.

A formulação de sugestões e a apresentação de informações deverão ser efetuadas em impresso próprio, a entregar diretamente nos balcões de atendimento da Gaiurb, por correio registado ou eletrónico.

+ notícias: Norte

PCP reclama pagamento integral de todos os impostos pela venda de seis barragens

O PCP de Bragança reclamou esta sexta-feira a necessidade da intervenção da Autoridades Tributárias (AT), e outras entidades públicas, para que as partes envolvidas na venda das seis barragens transmontanas sejam obrigadas ao pagamento dos impostos em falta resultantes desta transação.

Supremo anula acórdão que condenou mulher por tentar matar companheiro em Matosinhos

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) anulou o acórdão que condenou a cinco anos e meio de prisão uma mulher por tentar matar o companheiro com 12 facadas, em agosto de 2024, em Matosinhos.

Movimento Gaia Verde organiza caminhada no domingo contra alteração da estação de TGV

O recém-criado movimento cívico Gaia Verde, manifestou-se esta sexta-feira contra a deslocalização da estação de alta velocidade em Vila Nova de Gaia para Vilar do Paraíso, estando a organizar para domingo uma caminhada em São Caetano, na "zona ameaçada".