Iluminações de Natal em Aveiro vão custar 150 mil euros

Iluminações de Natal em Aveiro vão custar 150 mil euros
| Norte
Porto Canal/ Agências

As iluminações de Natal em Aveiro, que vão evocar elementos simbólicos da cidade e da região como os ovos moles ou a ria, vão representar um investimento municipal de 150 mil euros, adiantou esta terça-feira a autarquia.

“Em 2025, o investimento municipal na iluminação natalícia é de 150 mil euros e, como habitualmente, será instalada a Grande Árvore de Natal no Cais da Fonte Nova, bem como iluminações em vários pontos da cidade e das povoações que são sede de Freguesia”, revela uma nota de imprensa da autarquia.

A proposta que venceu o concurso para a conceção das iluminações natalícias em Aveiro “apresenta um conceito que valoriza o património cultural da região”.

O projeto evoca elementos simbólicos da cidade e da região como os ovos moles, os moliceiros, a ria e os pescadores, o sal, os marnotos e as salineiras, e a natureza.

“Com o azul como cor predominante, a iluminação de Natal de 2025 pretende valorizar o espaço público e a identidade local, num ambiente onde a tradição e a expressão contemporânea se cruzam, dando origem a uma verdadeira sinfonia de luz e arte”, destaca.

Nas ruas da cidade, os barcos moliceiros “são reinterpretados com motivos Arte Nova, integrando elementos da ria como algas, peixes e crustáceos, descreve a nota.

Ao longo do Canal Central, “os motivos seguem a estética Arte Nova, destacando movimentos curvilíneos e referências à fauna e flora”, acrescenta.

Já o Rossio voltará a receber uma estrela gigante e a Avenida Lourenço Peixinho “terá um teto de luzes de 800 metros, representando um céu estrelado”.

Ainda pela cidade, o Bairro da Beira-Mar terá iluminação alusiva aos pescadores, em tons de azul e amarelo, enquanto a Praça Marquês de Pombal terá um “Presente de Natal” e as ruas contíguas terão decorações inspiradas na calçada.

Haverá presépios montados junto ao Museu de Aveiro de Santa Joana e na Praça da República, seguindo a linha Arte Nova, estética que se prolonga da zona verde da Sé à rotunda do Hospital, com figurações de animais.

Segundo a nota de imprensa, as pontes pedonais e os centros das freguesias serão também iluminados.

+ notícias: Norte

Governo designa José Carlos Cidade para vogal da ULS Gaia/Espinho

O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira a designação do ex-presidente da Junta de Freguesia da Madalena José Carlos Cidade para vogal do conselho de administração da Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE).

Profissionais de saúde em luta por estacionamento gratuito no Hospital de Braga

Os profissionais da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga estão esta sexta-feira em greve para exigir estacionamento gratuito no hospital daquela cidade, sublinhando ser inadmissível que tenham de pagar “quase um salário mínimo” por ano para poderem trabalhar.

Comissão dos Vinhos Verdes lança coletivo de sustentabilidade para a região

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes lançou um Coletivo de Sustentabilidade, um programa com o objetivo de ajudar produtores, técnicos e outros parceiros com práticas sustentáveis.