Abriu portas estrutura de apoio à deficiência em Vila Verde fechada por falta de energia

Abriu portas estrutura de apoio à deficiência em Vila Verde fechada por falta de energia
DR
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Casa Mãe – Quinta do Senhor, no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, pronta desde agosto mas que continuava fechada por falta de ligação à rede elétrica, já abriu portas para receber 40 utentes com deficiência.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o Centro Social Vale do Homem (CSVH) refere que esta infraestrutura “é um novo marco na inclusão e autonomia das pessoas com deficiência”, marcando uma nova etapa na sua missão em prol das pessoas com deficiência.

Em 12 de setembro, a Lusa noticiou que esta nova resposta social estava pronta a funcionar desde agosto, mas que ainda aguardava, desde o início deste ano, a instalação, por parte da E-Redes, do ramal de ligação à rede elétrica, o que só aconteceu nos últimos dias.

A Casa Mãe – Quinta do Senhor teve um investimento de cerca de 3,5 milhões de euros, dos quais 1,2 milhões foram financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), afirmando-se como “um projeto inovador na região”.

“Que une modernidade, qualidade e humanidade no apoio às pessoas com deficiência. Na sua envolvente, o espaço integra uma horta pedagógica, uma pequena zona de convívio com animais e uma área de plantação de árvores, concebidas como ferramentas de inclusão, aprendizagem e bem-estar”, explica o CSVH.

A nova estrutura integra um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e quatro Residências de Autonomização e Inclusão (RAI), “formando um ecossistema articulado de respostas sociais que promove a autonomia, o desenvolvimento de competências e a plena integração das pessoas com deficiência na comunidade”.

No CACI serão desenvolvidos programas e iniciativas orientadas para o reforço das competências pessoais, sociais e profissionais, promovendo o bem-estar, a autonomia e a plena participação na comunidade.

No total, a Casa Mãe – Quinta do Senhor tem capacidade para albergar 40 utentes e conta com uma equipa de cerca de 30 colaboradores, incluindo os serviços centrais e técnicos especializados do CSVH.

“A Casa Mãe simboliza o cuidado, a proximidade e o compromisso. É um espaço criado para apoiar, capacitar e transformar vidas. Este projeto reflete a missão do CSVH: estar presente, com humanidade e propósito, onde a inclusão acontece”, afirma o presidente do Centro Social Vale do Homem, Jorge Pereira, citado no comunicado.

Jorge Pereira sublinha que “esta nova estrutura representa um passo determinante para o CSVH”, reforçando o papel de “Instituição diferenciadora e interventiva na área da inclusão social”.

“Mais do que crescer em dimensão, crescemos em propósito — e esse propósito é garantir que ninguém fica para trás”, frisa o presidente do CSVH.

O novo edifício da Casa Mãe – Quinta do Senhor vai permitir também concentrar num só espaço os serviços centrais do universo CSVH, “promovendo uma gestão mais coesa, eficiente e próxima”.

“Com a Casa Mãe – Quinta do Senhor, o Centro Social Vale do Homem reforça a sua identidade como instituição de referência na inovação social e na inclusão das pessoas com deficiência. Mais do que um novo espaço, esta é uma nova forma de estar com a comunidade — uma estrutura que reflete o compromisso do CSVH em atuar com dignidade, qualidade e humanidade, promovendo autonomia, participação e futuro para todos”, refere ainda o comunicado.

+ notícias: Norte

Governo designa José Carlos Cidade para vogal da ULS Gaia/Espinho

O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira a designação do ex-presidente da Junta de Freguesia da Madalena José Carlos Cidade para vogal do conselho de administração da Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE).

Profissionais de saúde em luta por estacionamento gratuito no Hospital de Braga

Os profissionais da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga estão esta sexta-feira em greve para exigir estacionamento gratuito no hospital daquela cidade, sublinhando ser inadmissível que tenham de pagar “quase um salário mínimo” por ano para poderem trabalhar.

Comissão dos Vinhos Verdes lança coletivo de sustentabilidade para a região

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes lançou um Coletivo de Sustentabilidade, um programa com o objetivo de ajudar produtores, técnicos e outros parceiros com práticas sustentáveis.