Festival de Guitarra de Santo Tirso presta homenagem a Carlos Paredes

Festival de Guitarra de Santo Tirso presta homenagem a Carlos Paredes
Foto: DR
| Norte
Porto Canal/Agências

Um concerto do australiano Ken Murray celebra, dia 18, penúltimo dia do 28.º Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso (FIGST), o centenário do nascimento de Carlos Paredes, anunciou esta sexta-feira em comunicado a organização.

O início do concerto está marcado para as 21h30, na Fábrica de Santo Thyrso, num momento que revisitará o legado do mestre Paredes e a sua marca, oferecendo ao público uma “experiência única e imersiva”, sublinha o diretor artístico do FIGST, Óscar Flecha, citado pela nota de imprensa.

A homenagem, segundo o comunicado, será “uma experiência envolvente, em que a música e a imagem se unirão para celebrar a criatividade, a inovação e o espírito intemporal de Carlos Paredes, no ano em que o famoso guitarrista luso - que deu novos mundos e palcos globais à guitarra portuguesa - faria 100 anos de idade”.

“Assim será o recital com que o virtuoso australiano Ken Murray evocará um dos nomes maiores da sonoridade artística lusa do século passado”, lê-se ainda.

O Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso decorre de 15 a 19 de outubro, e inclui a exibição de um filme de Joaquim Pavão (realizador, compositor e guitarrista), que acrescentará uma dimensão visual ímpar à homenagem, assinala a nota de imprensa.

Na homenagem, Ken Murray irá tocar obras como “Hiraeth”, de Stephen Goss, e composições da sua autoria, que dialogam com a tradição da guitarra portuguesa e exploram novos patamares sónicos, desvenda a nota de imprensa.

A programação de concertos do festival abre no dia 15 com “O Gajo”, projeto artístico do guitarrista João Morais, que apresenta ao público o seu mais recente álbum em torno da viola campaniça, fio condutor de um trabalho de fusão entre tradição e experimentação.

No dia seguinte, o palco recebe, à tarde, o premiado Tiago Matias, que se tem celebrizado na apresentação de um repertório barroco e contemporâneo, e, à noite, o duo italiano Duosfera, com Daniele Fabio e Giulio Tampalini, que têm unido, de uma forma inovadora, sons clássicos e contemporâneos, descreve a nota de imprensa.

Em 17 de outubro, haverá a presença de Marcos Díaz, guitarrista espanhol de carreira internacional, e Joaquín Clerch, mestre cubano reconhecido mundialmente, seguindo-se, na noite do dia 18, Ken Murray, guitarrista australiano de referência na interpretação da música contemporânea.

O festival encerra no dia seguinte com o francês Antoine Boyer e a sul-coreana Yeore Kim, num encontro singular entre a guitarra e a harmónica que reflete o espírito das confluências que inspiram esta edição, acrescenta o comunicado.

+ notícias: Norte

Viana do Castelo e Braga sob aviso amarelo até terça-feira devido à chuva e ventos fortes

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão até terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva “persistente e por vezes forte” e ventos fortes, alertou o IPMA.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.