Rui Rocha acusa Hugo Soares de querer "controlar Braga"

Rui Rocha acusa Hugo Soares de querer "controlar Braga"
| Norte
Porto Canal/Agências

O ex-líder da Iniciativa Liberal (IL) Rui Rocha acusou o secretário-geral do PSD de querer “controlar” Braga e justificou a sua candidatura à câmara local como uma forma de derrotar “os donos disto tudo”.

“É uma candidatura contra os donos disto tudo”, porque “Braga não tem dono, os donos de Braga são os bracarenses”, afirmou Rui Rocha, num jantar-comício, com a presença da líder da Iniciativa Liberal, Mariana Leitão.

Numa câmara social-democrata há 12 anos, Rui Rocha apontou o vereador João Rodrigues, que se candidata pelo PSD/CDS/PPM para tentar suceder a Ricardo Rio, como um dos “donos disto tudo”, a par do “aparelho do PSD”.

“Braga não é de Hugo Soares e nós vamos derrotar todos aqueles que querem controlar Braga através do aparelho do PSD”, afirmou Rui Rocha, que também acusou Filipe Aguiar (Chega) de ter aberto a porta à negociação com o PSD, no caso de uma vitória dos sociais-democratas.

Por isso, “votar no Chega é votar também nos donos disto tudo e nós não estamos aqui para facilitar a vida aos donos disto tudo”.

Para Rui Rocha, “os bracarenses querem mudança e os únicos que estão em condições de trazer independência” e transportar braga para o futuro” são os candidatos da IL.

Para tal, Rui Rocha escolheu como slogan “Braga, Capital do Norte”, mesmo que isso divida os liberais. “Peço desculpa Miguel Rangel, mas nós queremos ser mesmo a capital do norte”, afirmou, dirigindo-se para o secretário-geral e deputado da IL.

“Eu amo mais Braga do que o João Rodrigues se ama a si próprio”, ironizou Rui Rocha, destacando a “campanha extraordinária” da IL onde tem ouvido a “palavra mudança” várias vezes.

“Os bracarenses desejam mudança e desejam um novo ciclo político” e “podem ter certeza que esse novo ciclo político será liderado pela Iniciativa Liberal”, afirmou, dizendo que o PS só traz “propostas do passado e descabeladas”, que são extemporâneas, faltando apenas um “terminal de cruzeiros” ou uma “nova base da NASA”.

“Se os portugueses estão cansados desta postura despesistas dos socialistas”, estão também descontentes com a “estagnação” da governação da Câmara e de “um jogo que parece ter as cartas viciadas”, acusou.

+ notícias: Norte

Tribunal rejeita providência cautelar que queria travar novas eleições na UTAD

O Tribunal Administrativo de Mirandela rejeitou a providência cautelar interposta contra a decisão do ministro da Educação de nomear uma comissão eleitoral para convocar eleições para o Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Autarca de Bragança quer que Governo financie Vasp para garantir jornais no distrito

A presidente da câmara de Bragança defendeu, esta quinta-feira, que o Governo deve tomar medidas, impedindo uma redução da distribuição de jornais no distrito de Bragança, anunciada pela Vasp, com vista a assegurar a “informação” e “democracia”.

Bebé de 4 meses chegou ao hospital de Gaia bem de saúde e entregue pela GNR

A bebé de quatro meses desaparecida na quarta-feira no Hospital de Gaia e que esta quinta-feira foi entregue ao final da tarde na GNR dos Carvalhos regressou ao hospital e está bem, revelou à Lusa fonte hospitalar.