Luísa Salgueiro quer acelerar construção de metrobus em Matosinhos

Luísa Salgueiro quer acelerar construção de metrobus em Matosinhos
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

A cabeça de lista do PS à Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, afirmou esta quinta-feira que a mobilidade será central no próximo mandato, querendo, nesse sentido, acelerar a construção do metrobus e expandir a rede de metro.

Na reta final da campanha eleitoral para as eleições de domingo, a socialista, que assume a liderança da autarquia há oito anos, explicou que a mobilidade será uma da suas prioridades, porque o concelho, no distrito do Porto, mudou e tem mais pessoas ali a viver.

“O nosso território tornou-se muito atrativo, fruto de todo o investimento e valorização territorial realizados nos últimos anos”, assinalou.

Nessa sequência, Luísa Salgueiro, que também assume a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), considerou fulcral acelerar a construção do metrobus de Leça da Palmeira e construir a nova saída da Autoestrada 28 (A28) e a terceira travessia sobre o rio Leça.

A candidata do PS garantiu que irá ainda defender a construção da linha de metro de São Mamede Infesta e a expansão da rede de metro do Porto para Leça da Palmeira.

Ainda nesta matéria, Luísa Salgueiro revelou que vai construir um novo parque de estacionamento subterrâneo em Matosinhos e uma nova praça junto à Igreja matriz da Senhora da Hora, assim como requalificar o nó do Freixieiro.

“Vamos acelerar, no próximo mandato, a descarbonização dos transportes e edifícios, ampliar a rede de mobilidade suave e a produção local de energia renovável numa estratégia que nos levará ao cumprimento do nosso objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2030”, sustentou.

Luísa Salgueiro assumiu querer que Matosinhos seja um concelho líder mundial em ação climática.

A sustentabilidade ambiental faz parte do círculo do desenvolvimento e deve estar presente no desenho de todas as estratégias, seja da mobilidade, da construção/habitação, dos equipamentos, dos arruamentos, do turismo e do desenvolvimento económico, entendeu.

“Queremos continuar a ser um território atrativo e não temos nenhum embaraço em competir com as grandes cidades”, concluiu.

Concorrem à Câmara de Matosinhos a atual presidente de câmara, Luísa Salgueiro, pelo PS, o advogado Bruno Pereira pela Aliança Democrática (AD – coligação PSD/CDS-PP), o vereador da CDU José Pedro Rodrigues, o ex-socialista e vereador independente António Parada, pelo Chega, o ex-presidente do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) Pedro Filipe Soares, Filipe Garcia, pela IL, Diana Sá, pelo Livre, Vasco Martins, pelo ADN, e Hugo Alexandre Trindade, pelo PAN.

O atual executivo é composto por sete eleitos do PS, um do PSD, um independente, um pelo movimento António Parada Sim! e um da CDU.

+ notícias: Norte

Tribunal rejeita providência cautelar que queria travar novas eleições na UTAD

O Tribunal Administrativo de Mirandela rejeitou a providência cautelar interposta contra a decisão do ministro da Educação de nomear uma comissão eleitoral para convocar eleições para o Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Autarca de Bragança quer que Governo financie Vasp para garantir jornais no distrito

A presidente da câmara de Bragança defendeu, esta quinta-feira, que o Governo deve tomar medidas, impedindo uma redução da distribuição de jornais no distrito de Bragança, anunciada pela Vasp, com vista a assegurar a “informação” e “democracia”.

Bebé de 4 meses chegou ao hospital de Gaia bem de saúde e entregue pela GNR

A bebé de quatro meses desaparecida na quarta-feira no Hospital de Gaia e que esta quinta-feira foi entregue ao final da tarde na GNR dos Carvalhos regressou ao hospital e está bem, revelou à Lusa fonte hospitalar.