Maus-tratos a criança autista em escola de Matosinhos valem suspensão de 140 dias a funcionária

Maus-tratos a criança autista em escola de Matosinhos valem suspensão de 140 dias a funcionária
Foto: CM Matosinhos
| Norte
Porto Canal

Uma funcionária da Escola Básica do Estádio do Mar foi suspensa por 140 dias devido a maus-tratos a uma criança autista, noticia esta quinta-feira o Correio da Manhã. De acordo com o relatório final, consultado pelo Porto Canal, foi proposta a suspensão de 45 dias, contudo, por proposta do vereador Bruno Pereira, aprovada por unanimidade em reunião do executivo, foi deliberada a suspensão por 140 dias.

Segundo relatório final do processo disciplinar instaurado, é dado como provado que a funcionária coloca o aluno, “que tem espectro do autismo, num wc/arrecadação” desde setembro de 2023 até meados de janeiro de 2025. É considerado que a atitude é “antipedagógica, inadmissível e altamente censurável”, além de “ter provocado várias vezes o choro compulsivo do aluno”.

A situação foi denunciada por uma colega ao diretor do agrupamento de escolas, referindo que encontrava o aluno “sentado na sanita, completamente aterrorizado e a chorar compulsivamente”, sendo que chegou a encontra-lo “completamente urinado”.

+ notícias: Norte

Tribunal rejeita providência cautelar que queria travar novas eleições na UTAD

O Tribunal Administrativo de Mirandela rejeitou a providência cautelar interposta contra a decisão do ministro da Educação de nomear uma comissão eleitoral para convocar eleições para o Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Autarca de Bragança quer que Governo financie Vasp para garantir jornais no distrito

A presidente da câmara de Bragança defendeu, esta quinta-feira, que o Governo deve tomar medidas, impedindo uma redução da distribuição de jornais no distrito de Bragança, anunciada pela Vasp, com vista a assegurar a “informação” e “democracia”.

Bebé de 4 meses chegou ao hospital de Gaia bem de saúde e entregue pela GNR

A bebé de quatro meses desaparecida na quarta-feira no Hospital de Gaia e que esta quinta-feira foi entregue ao final da tarde na GNR dos Carvalhos regressou ao hospital e está bem, revelou à Lusa fonte hospitalar.