Maus-tratos a criança autista em escola de Matosinhos valem suspensão de 140 dias a funcionária
Porto Canal
Uma funcionária da Escola Básica do Estádio do Mar foi suspensa por 140 dias devido a maus-tratos a uma criança autista, noticia esta quinta-feira o Correio da Manhã. De acordo com o relatório final, consultado pelo Porto Canal, foi proposta a suspensão de 45 dias, contudo, por proposta do vereador Bruno Pereira, aprovada por unanimidade em reunião do executivo, foi deliberada a suspensão por 140 dias.
Segundo relatório final do processo disciplinar instaurado, é dado como provado que a funcionária coloca o aluno, “que tem espectro do autismo, num wc/arrecadação” desde setembro de 2023 até meados de janeiro de 2025. É considerado que a atitude é “antipedagógica, inadmissível e altamente censurável”, além de “ter provocado várias vezes o choro compulsivo do aluno”.
A situação foi denunciada por uma colega ao diretor do agrupamento de escolas, referindo que encontrava o aluno “sentado na sanita, completamente aterrorizado e a chorar compulsivamente”, sendo que chegou a encontra-lo “completamente urinado”.
