CDU, PAN e BE defendem medidas para proteger o Rio Douro e dinamizar o turismo em Gondomar

CDU, PAN e BE defendem medidas para proteger o Rio Douro e dinamizar o turismo em Gondomar
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Norte
Porto Canal

A poluição do Rio Douro, o abandono das suas margens e o potencial turístico do concelho marcaram o debate entre os candidatos da CDU, PAN e Bloco de Esquerda à Câmara de Gondomar.

Cais da Lixa é um “WC dos barcos turísticos”

“Nós temos um problema grave no Rio Douro, que tem a ver com o Estuário do Douro. Se não houver fiscalização, proteção, uma intervenção ambiental e ecológica em todo esse espaço, estamos a pôr em causa o Estuário do próprio Rio Douro”, afirmou a candidata da CDU à autarquia, Maria Olinda Moura.

Segundo a concorrente à Câmara de Gondomar, existem “muitos outros rios que estão assoreados e completamente abandonados”.

“Felizmente, em Gondomar, há grupos de voluntários que vão dando um jeito, mas isso não é uma intervenção de fundo”, apontou, acrescentando que deve ser “a Câmara a fazer essa intervenção”.

“Era extremamente importante a Câmara ter um plano ambiental para poder recuperar todas essas margens que não servem a ninguém. Não se pode tomar banho porque as águas estão poluídas, não servem sequer as pessoas que vêm de fora, que vêm fazer turismo. Está tudo abandonado”, defendeu.

A candidata deu ainda o exemplo do Cais da Lixa, afirmando que “foi criada a esperança de que se pudesse criar [naquele sítio] um polo turístico”, contudo, atualmente, o local “está transformado num WC dos barcos turísticos”.

Poluição do Rio Douro é um entrave ao turismo

Também a candidata do PAN à Câmara de Gondomar, Manuela Carneiro, realçou a poluição do Rio Douro, sublinhando que a água está “extremamente poluída”.

“Podia ser um espaço dinamizado, com turismo rural, turismo sustentável, mas, neste momento, a poluição do Rio Douro não o permite. Temos pessoas que vêm de outros concelhos do Porto para fazer ali praia fluvial, mas a água é extremamente poluída”, considerou.

Manuela Carneiro destacou ainda a questão do saneamento, nomeadamente no Cais da Lixa e as descargas dos barcos turísticos.

“Enquanto esses problemas de poluição não forem colmatados, dificilmente se poderá fazer um turismo de qualidade, e isso é realmente, para o nosso município, uma falha enorme, porque temos um património natural belíssimo e que não está a ser aproveitado”, reiterou.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Museu Mineiro “não tem tanto apoio como deveria ter”

Ainda no âmbito do turismo, o candidato do Bloco de Esquerda, José Ricardo, considerou que “o Museu Mineiro não tem tanto apoio como deveria ter”.

“Nós somos a capital da Filigrana, mas também somos um povo de mineiros. E a recuperação do património do Museu Mineiro, que fica à porta do Parque das Serras de Gondomar, representa um potencial enorme para a criação de uma zona turística de trilhos e de conhecimento das Serras do Porto”, defendeu.

+ notícias: Norte

Tribunal rejeita providência cautelar que queria travar novas eleições na UTAD

O Tribunal Administrativo de Mirandela rejeitou a providência cautelar interposta contra a decisão do ministro da Educação de nomear uma comissão eleitoral para convocar eleições para o Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Autarca de Bragança quer que Governo financie Vasp para garantir jornais no distrito

A presidente da câmara de Bragança defendeu, esta quinta-feira, que o Governo deve tomar medidas, impedindo uma redução da distribuição de jornais no distrito de Bragança, anunciada pela Vasp, com vista a assegurar a “informação” e “democracia”.

Bebé de 4 meses chegou ao hospital de Gaia bem de saúde e entregue pela GNR

A bebé de quatro meses desaparecida na quarta-feira no Hospital de Gaia e que esta quinta-feira foi entregue ao final da tarde na GNR dos Carvalhos regressou ao hospital e está bem, revelou à Lusa fonte hospitalar.