Candidato do ADN defende passes gratuitos para maiores de 65 anos em Matosinhos

Candidato do ADN defende passes gratuitos para maiores de 65 anos em Matosinhos
Foto: Inês Saldanha | Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

O cabeça de lista do Alternativa Democrática Nacional (ADN) à Câmara Municipal de Matosinhos, Vasco Martins, defendeu esta quarta-feira passes gratuitos para todos os jovens e pessoas com mais de 65 anos.

“Já há passes gratuitos para jovens, mas só para aqueles até aos 23 anos, e nós queremos que sejam para todos os jovens e para pessoas com mais de 65 anos”, disse Vasco Martins.

Na reta final da campanha eleitoral para as eleições de domingo, Vasco Martins referiu que esta medida irá impulsionar o uso de transportes públicos, algo muito necessário atualmente, e ajudar economicamente as pessoas destas faixas etárias.

Ainda em matéria de mobilidade, o candidato do ADN quer mais autocarros nas ruas, rotas mais curtas, horários mais alargados, nomeadamente até à meia-noite, e com ligações ao Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e centros de saúde.

Segundo Vasco Martins, se houver mais autocarros nas ruas é possível fazer trajetos mais curtos e evitar que sejam, como neste momento, muito longos e demorados.

“Não faz sentido uma pessoa demorar uma hora e meia para ir de um sítio a outro dentro do concelho num autocarro”, sublinhou.

Em sua opinião, se houver mais opções as pessoas optam pelo autocarro em detrimento do carro próprio porque fica mais barato.

Além disso, Vasco Martins também quer implementar mais bicicletas públicas para, uma vez mais, incentivar as pessoas a deixar o carro em casa e evitar o trânsito que, diariamente, se verifica no concelho.

“Basta de trânsito parado e de transportes que não servem as pessoas”, vincou.

O candidato do ADN, partido que concorre pela primeira vez à autarquia, atualmente liderada pela socialista Luísa Salgueiro, garantiu ainda que irá colocar abrigos confortáveis nas paragens dos autocarros, recordando que no Verão estes foram retirados no concelho depois de a empresa responsável pela sua manutenção ter perdido o concurso.

“Isto é um desconforto total para quem utiliza o transporte público”, frisou.

Concorrem à Câmara de Matosinhos a atual presidente de câmara, Luísa Salgueiro, pelo PS, o advogado Bruno Pereira pela Aliança Democrática (AD – Coligação PSD/CDS-PP), o vereador da CDU José Pedro Rodrigues, o ex-socialista e vereador independente António Parada pelo Chega, o ex-presidente do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) Pedro Filipe Soares, Filipe Garcia pela IL, Diana Sá pelo Livre, Vasco Martins pelo ADN e Hugo Alexandre Trindade pelo PAN.

O atual executivo é composto por sete eleitos do PS, um do PSD, um independente, um pelo movimento António Parada Sim! e um da CDU.

+ notícias: Norte

Tribunal rejeita providência cautelar que queria travar novas eleições na UTAD

O Tribunal Administrativo de Mirandela rejeitou a providência cautelar interposta contra a decisão do ministro da Educação de nomear uma comissão eleitoral para convocar eleições para o Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Autarca de Bragança quer que Governo financie Vasp para garantir jornais no distrito

A presidente da câmara de Bragança defendeu, esta quinta-feira, que o Governo deve tomar medidas, impedindo uma redução da distribuição de jornais no distrito de Bragança, anunciada pela Vasp, com vista a assegurar a “informação” e “democracia”.

Bebé de 4 meses chegou ao hospital de Gaia bem de saúde e entregue pela GNR

A bebé de quatro meses desaparecida na quarta-feira no Hospital de Gaia e que esta quinta-feira foi entregue ao final da tarde na GNR dos Carvalhos regressou ao hospital e está bem, revelou à Lusa fonte hospitalar.