Coligação PS-PAN quer rede de creches e berçários para combater lista de espera
Porto Canal/Agências
O cabeça-de-lista da coligação PS-PAN à Câmara de Braga afirmou esta quarta-feira que quer avançar “imediatamente” com a criação de uma rede pública de creches e berçários, para dar resposta às cerca de 3500 crianças atualmente em lista de espera.
Em declarações à Lusa no âmbito da campanha eleitoral, António Braga, que lidera a coligação “Somos Braga”, acrescentou que a concretização da rede envolverá parcerias com as entidades que já têm aquelas respostas.
“Iniciaremos de imediato as negociações para as parcerias”, garantiu, adiantando que a iniciativa poderá também passar pela construção de instalações nas freguesias onde elas não existem.
António Braga diz que, segundo dados oficiais da Fundação Francisco Manuel dos Santos, em Braga há cerca de 3500 crianças em lista de espera para ter um lugar em creches e berçários.
Estruturas, sublinhou, que são “fundamentais” nos dias de hoje, sobretudo para evitar que os jovens casais tenham de ficar em casa para cuidar dos seus filhos, por não terem onde os deixar.
“Por isso, temos um programa para criar uma rede pública, que implicará, desde logo, uma parceria com as instituições já no terreno, no sentido de o município contribuir com a sua parte para que a oferta de vagas possa ser uma realidade. Onde houver essa oferta, negociaremos para aumentar mais a capacidade de lugares e onde não houver o município intervirá com a iniciativa própria”, disse ainda o candidato do PS-PAN.
Além de António Braga, concorrem à liderança da Câmara de Braga João Rodrigues (coligação Juntos por Braga - PSD/CDS-PP/PPM), Filipe Aguiar (Chega), Rui Rocha (IL), Ricardo Silva (movimento independente Amar e Servir Braga), João Baptista (CDU, coligação que junta PCP e Os Verdes), António Lima (Bloco de Esquerda), Carlos Fragoso (Livre), Francisco Pimentel Torres (ADN) e Hugo Varanda (MPT).
As eleições estão marcadas para domingo.
