Nuno Cardoso critica “desmazelo absoluto” da Câmara do Porto com bairros

Nuno Cardoso critica “desmazelo absoluto” da Câmara do Porto com bairros
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

O cabeça de lista da Porto Primeiro (NC/PPM) à Câmara do Porto, Nuno Cardoso, criticou esta quarta-feira o “desmazelo absoluto” a que a Câmara do Porto tem votado os bairros municipais, do conforto térmico ao espaço público.

“O que é denominador comum é o espaço público abandonado nos bairros municipais, onde tudo pode acontecer. Existem todo o tipo de perigos para as crianças, com muito consumo a céu aberto, como pudemos ver, e equipamentos que podiam estar abertos aos cidadãos estão fechados. É um desmazelo completo e são cidadãos de segunda”, atirou Nuno Cardoso.

O candidato, e antigo presidente da câmara, entre 1999 e 2002, falava à Lusa no Bairro de Francos, na freguesia de Ramalde, tendo visitado os espaços comuns daquela urbanização, aqui e ali apontando as ervas daninhas, atos de vandalismo e casos de consumo de estupefacientes, além de várias tendas na qual pernoitam pessoas em condição de sem-abrigo.

Cardoso visitou, ainda, a casa de um morador, “o senhor Mário”, a quem apelidam de “zelador” do bairro, por ajudar a cuidar como pode do espaço, detetando problemas no isolamento.

“Os nossos bairros municipais estão mais ou menos pintados, e neste caso foi mesmo só pintura, não houve tratamento térmico, capoto, ou substituição de caixilharias. Foi só para quem passa na VCI achar que o bairro está muito cuidado, mas não melhoraram nada”, criticou.

Este cenário “triste e desagradável” levou o candidato da coligação NC/PPM a exigir a requalificação dos espaços públicos, que nos bairros municipais “são generosos”, o que faria com que fossem dos melhores do país.

“Devemos fazê-lo, pela população que aqui reside e respeitando-a. É uma prioridade ter essa atenção pelos nossos residentes, que não são habitantes de segunda da cidade”, frisou.

Entre as medidas para este tipo de comunidades está a abertura “das escolas aos bairros”, investindo nos equipamentos culturais e desportivos de que dispõe, numa ligação que chamou de “simbiose”.

“A nossa prioridade está muito na escola, na pública em particular. Queremos que tenha o nível dos colégios privados, por uma questão de igualdade de oportunidades”, elencou, juntando-lhe a vontade de que todas as crianças portuenses possam experimentar qualquer modalidade desportiva e manifestações culturais e artísticas.

Concorrem à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU - coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Pedro Duarte (coligação PSD/CDS-PP/IL), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (Fazer à Porto - independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (PLS).

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas realizam-se no domingo.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).