Candidato do PSD quer requalificar unidades de saúde em Viseu

Candidato do PSD quer requalificar unidades de saúde em Viseu
Foto: CM Viseu
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara de Viseu e recandidato do PSD ao cargo, Fernando Ruas, disse esta quarta-feira que além da construção prevista de cinco unidades de saúde, todas as outras do concelho serão requalificadas.

“Nós vamos construir as tais cinco unidades de saúde familiares [USF], com conteúdos funcionais que nos foram fornecidos pelas entidades de saúde, desde logo, para dar resposta às necessidades efetivas da saúde e, vamos complementar um parque de saúde que, já por si, é moderno”, indicou Fernando Ruas.

O candidato, e autarca, do PSD à Câmara de Viseu referia-se também às obras que decorrem na Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL), que tem “pouco mais de 20 anos” e às duas unidades privadas existentes na cidade e que visitou esta quarta-feira.

“Para além de requalificarmos todas aquelas que estão fora da área deste universo que referi. Falo do Centro de Saúde de Jugueiros, porventura, o maior investimento destas que sobram, e da requalificação de todas as extensões de saúde do concelho”, assumiu.

“Depois deste trabalho efetuado, nós ficaremos com uma resposta que nos podemos orgulhar, numa área tão sensível como esta”, acrescentou.

“Seguramente, não haverá muitas cidades, diria até que não haverá nenhuma, à exceção de Coimbra, tão bem coberta como vai ficar a cidade de Viseu”, considerou.

Essas obras de requalificação nas extensões de saúde do concelho, admitiu, têm “já a quantificação, orçamentos feitos” para serem intervencionadas.

O candidato falava à agência Lusa no fim de reunir com os três responsáveis máximos dos hospitais no concelho, quer o público – a Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) -, quer as duas unidades privadas.

Neste sentido disse que constatou que “se há cidade com alguma cobertura e eficiente em termos de resposta às necessidades de saúde, é Viseu”, isto depois de ter ouvido também o presidente da ULSVDL dizer que o concelho “é dos que tem uma das percentagens mais baixas do país de utentes sem médico de família”.

“Significa que, durante estes últimos anos Viseu tratou bem de se apetrechar para que a resposta a uma das necessidades mais básicas seja eficiente”, realçou.

Para Fernando Ruas, as unidades de saúde “estão a fazer um trabalho fantástico”, nomeadamente o hospital público, em que disse ter notado, “em relação há um ano, com queixas constantes, de certo modo foi minorando e até acabou”.

“Com os investimentos que estão a ser feitos e com os investimentos previstos, inclusivamente, para os hospitais privados, acho que cada vez temos mais razões para confiar de que esta área tão fundamental está ser bem cuidada na comunidade viseense”, defendeu.

À agência Lusa, adiantou ainda que o município tem “uma reserva de recrutamento que não deixe faltar os auxiliares de ação médica, para quando houver falhas” que fazem parte da responsabilidade da Câmara de Viseu no âmbito da transferência de competências na área da saúde.

Fernando Ruas foi presidente da Câmara de Viseu durante 24 anos (entre 1989 e 2013) e regressou nas últimas eleições autárquicas.

Além de Fernando Ruas, são candidatos à presidência da Câmara de Viseu, nas eleições autárquicas de domingo, João Azevedo (PS), Hélder Amaral (CDS-PP), Leonel Ferreira (CDU), Bernardo Pessanha (Chega), Hélio Marta (IL) e Paulo Quintão (ADN).

Em 2021, Fernando Ruas obteve 46,68% dos votos, que se traduziram em cinco mandatos, menos um do que em 2017. O PS, com uma lista encabeçada por João Azevedo, obteve 38,26% dos votos, ficando com quatro mandatos.

+ notícias: Norte

Tribunal rejeita providência cautelar que queria travar novas eleições na UTAD

O Tribunal Administrativo de Mirandela rejeitou a providência cautelar interposta contra a decisão do ministro da Educação de nomear uma comissão eleitoral para convocar eleições para o Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Autarca de Bragança quer que Governo financie Vasp para garantir jornais no distrito

A presidente da câmara de Bragança defendeu, esta quinta-feira, que o Governo deve tomar medidas, impedindo uma redução da distribuição de jornais no distrito de Bragança, anunciada pela Vasp, com vista a assegurar a “informação” e “democracia”.

Bebé de 4 meses chegou ao hospital de Gaia bem de saúde e entregue pela GNR

A bebé de quatro meses desaparecida na quarta-feira no Hospital de Gaia e que esta quinta-feira foi entregue ao final da tarde na GNR dos Carvalhos regressou ao hospital e está bem, revelou à Lusa fonte hospitalar.