José Pedro Rodrigues propõe resolver os “problemas básicos” de Matosinhos

José Pedro Rodrigues propõe resolver os “problemas básicos” de Matosinhos
Foto: Inês Saldanha | Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

O cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Matosinhos, José Pedro Rodrigues, disse esta terça-feira querer resolver as “coisas básicas” que o PS não resolveu nos últimos anos, nomeadamente a manutenção das ruas, espaço público e jardins.

“São pequenas coisas que às vezes fazem uma grande diferença na vida das pessoas”, afirmou o comunista no final de uma arruada pela marginal de Matosinhos, no distrito do Porto.

Acompanhado pela comitiva, o vereador sem pelouro no executivo municipal, liderado pela socialista Luísa Salgueiro, ia distribuindo panfletos e lembrando as pessoas de que o PS não resolveu, nos últimos anos, os problemas básicos que afetam a comunidade mesmo tendo os maiores orçamentos da história.

“Mas, nós estamos nestas eleições para fazer a diferença, como já fizemos no passado, e garantir coisas essenciais para a comunidade de Matosinhos”, sublinhou.

José Pedro Rodrigues assinalou que a recolha do lixo é uma miséria, que os jardins e os espaços públicos estão sujos e a poluição é uma constante nas praias do concelho.

São problemas que deveriam ter sido resolvidos e não foram, frisou.

O comunista vincou que a autarquia sempre recusou fazer uma auditoria à recolha de lixo e rescindir contrato, o que era “mais do que justo” face aos problemas que a comunidade enfrenta, muitos de saúde pública, com ratazanas e baratas pelas ruas.

Nessa sequência, o candidato da CDU prometeu que o serviço de recolha de resíduos será prestado diretamente pela câmara e sem recurso a empresas e que garantirá as melhores práticas ambientais.

Além disso, o comunista salientou que irão ser contratados trabalhadores e equipamentos para a recolha de lixo, para a limpeza dos jardins e dos parques, para requalificar a Quinta da Conceição e para melhorar os espaços verdes do concelho.

José Pedro Rodrigues garantiu ainda que irá implementar um programa de investimentos na requalificação do espaço público e passeios que estão em mau estado e afetam, principalmente, os idosos.

“Matosinhos é um concelho rico, muito bonito e com uma potencialidade enorme do ponto de vista da natureza, mas falta um bocadinho de brio na manutenção do espaço público”, insistiu.

O candidato da CDU ressalvou que podem parecer medidas menores, mas não o são porque são coisas que fazem a diferença na vida das pessoas.

Concorrem à Câmara de Matosinhos a atual presidente de câmara, Luísa Salgueiro, pelo PS, o advogado Bruno Pereira pela coligação PSD/CDS-PP, o vereador da CDU José Pedro Rodrigues, o ex-socialista e vereador independente António Parada pelo Chega, o ex-presidente do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) Pedro Filipe Soares, Filipe Garcia pela IL, Diana Sá pelo Livre, Vasco Martins pelo ADN e Hugo Alexandre Trindade pelo PAN.

O atual executivo é composto por sete eleitos do PS, um do PSD, um independente, um pelo movimento António Parada Sim! e um da CDU.

As eleições autárquicas realizam-se no domingo.

+ notícias: Norte

Tribunal rejeita providência cautelar que queria travar novas eleições na UTAD

O Tribunal Administrativo de Mirandela rejeitou a providência cautelar interposta contra a decisão do ministro da Educação de nomear uma comissão eleitoral para convocar eleições para o Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Autarca de Bragança quer que Governo financie Vasp para garantir jornais no distrito

A presidente da câmara de Bragança defendeu, esta quinta-feira, que o Governo deve tomar medidas, impedindo uma redução da distribuição de jornais no distrito de Bragança, anunciada pela Vasp, com vista a assegurar a “informação” e “democracia”.

Bebé de 4 meses chegou ao hospital de Gaia bem de saúde e entregue pela GNR

A bebé de quatro meses desaparecida na quarta-feira no Hospital de Gaia e que esta quinta-feira foi entregue ao final da tarde na GNR dos Carvalhos regressou ao hospital e está bem, revelou à Lusa fonte hospitalar.