FC Porto: Jorge Costa dá nome ao Centro de Treinos do Clube

FC Porto: Jorge Costa dá nome ao Centro de Treinos do Clube
| Desporto
Porto Canal

O quartel-general do futebol azul e branco vai passar a chamar-se Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa. Esta é a nova designação do complexo onde os atletas do FC Porto trabalham diariamente há mais de duas décadas.

A proposta que o Clube apresentou à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia foi aprovada na reunião municipal desta segunda-feira e a infraestrutura outrora conhecida como Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia muda de nome, passando a homenagear o saudoso Jorge Costa.

Esta alteração será devidamente assinalada numa cerimónia privada agendada para o próximo dia 14 de outubro - a data do aniversário de Jorge Costa - que contará com a presença da Direção do FC Porto e do executivo da CM Gaia.

Jorge Costa vestiu a camisola azul e branca em 383 jogos, marcou 25 golos e celebrou a conquista de 21 títulos - três deles europeus e mundiais. Foi o Capitão do FC Porto que mais troféus internacionais ergueu: a Taça UEFA em Sevilha, a Liga dos Campeões em Gelsenkirchen e a Taça Intercontinental em Yokohama.

Terminou a carreira de futebolista em 2006 e, pouco depois, abraçou a de treinador. Em 2024 regressou ao Clube do coração para assumir o cargo de diretor do futebol profissional do FC Porto e foi no exercício dessas funções, em pleno Olival, que faleceu no passado dia 5 de agosto.

O nome de Jorge Costa ficará eternizado no complexo construído pelo município gaiense e utilizado pelo emblema portista desde agosto de 2002.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Fim de percurso na Taça da Liga. Crónica de Jogo

O FC Porto perdeu com o Vitória SC (1-3) e despediu-se da Taça da Liga nos quartos de final. Gabri Veiga marcou o único golo dos azuis e brancos, que passam a centram todas as atenções na 13.º jornada do campeonato, marcada para as 20h30 de domingo em Tondela.

Cláudio Ramos: "Domingo temos uma oportunidade de dar resposta a esta derrota"

O FC Porto sofreu um desaire caseiro diante do Vitória SC (1-3) nos quartos de final da Taça da Liga e ficou afastado da competição. No rescaldo da partida, Cláudio Ramos lamentou os “três erros” que resultaram em três golos e confessou que a equipa está “triste por não passar à final four da Taça da Liga, mas quer dar uma resposta a esta derrota no jogo de domingo” frente ao CD Tondela, a contar para o campeonato. “Continuamos focados e, apesar desta derrota, os adeptos demonstraram uma vez mais a força do FC Porto”, reforçou o guarda-redes relembrando que o grupo “ainda está em três frentes”.

Francesco Farioli: "Temos de provar que vamos ter a reação certa no próximo jogo"

O FC Porto não conseguiu qualificar-se para a final four da Taça da Liga depois de perder nesta quinta-feira diante do Vitória SC (1-3), no Estádio do Dragão, no derradeiro duelo dos quartos de final da prova. Reconhecendo que este “não era o resultado que queríamos”, Francesco Farioli sublinhou a importância de “virar a página rapidamente” e de dar uma resposta forte já no próximo domingo em Tondela (20h30). “Os adeptos já nos deram o boost que era preciso para mudar a página durante o jogo, mas sobretudo depois”, acrescentou o técnico italiano.