Universidade do Porto lança concurso para expandir a FEUP com três novos edifícios
João Nogueira
A Universidade do Porto publicou esta segunda-feira, em Diário da República, o anúncio de um concurso público para a elaboração do projeto de conceção de três novos edifícios no campus da Faculdade de Engenharia (FEUP), no polo da Asprela. A proposta insere-se num plano de expansão das instalações da faculdade e tem um valor base de um milhão de euros.
O projeto prevê a construção dos edifícios designados por N, α (alfa) e β (beta), com diferentes valências, mas articulados entre si e com a estrutura existente da faculdade.
O edifício N, segundo o caderno de encargos consultado pelo Porto Canal, “será alvo de uma recuperação e adaptação, sendo destinado a acolher um arquivo complementar à biblioteca da FEUP (edifício C), no local atualmente ocupado por um parque de estacionamento coberto”. Este edifício servirá ainda como ponto de acesso automóvel ao novo parque a localizar no edifício α.
Por sua vez, o edifício α terá uma função mista: além de reforçar a oferta de estacionamento, contará com auditórios de média dimensão, espaços flexíveis para estudo, formação e congressos. Os pisos superiores serão dedicados aos departamentos de Engenharia Informática (DEI) e de Engenharia e Gestão Industrial (DEGI).
Já o edifício β será inteiramente ocupado por laboratórios de ensino, devidamente equipados e adaptados às necessidades específicas das diferentes áreas e departamentos da faculdade.
“Estes edifícios devem inserir-se de forma harmoniosa no complexo edificado existente e constituir-se como elemento estruturante, reforçando a qualidade do espaço envolvente, garantindo uma imagem bem integrada do ponto de vista arquitetónico e um impacto público positivo”, pode ler-se.
O valor máximo previsto para a empreitada é de 23 milhões de euros, sendo que o prazo estimado para execução da obra é de 730 dias, cerca de dois anos.
