Expansão de 3,7 mihões de euros da rede de saneamento de Arcos de Valdevez começa em novembro

Expansão de 3,7 mihões de euros da rede de saneamento de Arcos de Valdevez começa em novembro
Foto: CM Arcos de Valdevez
| Norte
Porto Canal/ Agências

A empreitada de expansão da rede de saneamento básico à zona sudoeste de Arcos de Valdevez, num investimento total de 3,7 milhões de euros, com apoio comunitário, foi consignada na sexta-feira e começa em novembro.

Em comunicado enviado às redações, a Câmara de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que as obras estão divididas por lotes.

O Lote 1, adjudicado à empresa Sebastião da Rocha Barbosa, Lda., pelo valor de 1.715.049,04 euros, tem um prazo de execução de 570 dias.

A empreitada “vai desenrolar-se na área de Souto e Távora Santa Maria, delimitada a norte pela Estrada Nacional (EN) 202 e a sul pelo Itinerário Complementar (IC) 28 e o rio Vez, como como na área de Távora São Vicente até ao lugar da Igreja e Padreiro (ALVAR)”.

Esta obra vai “implicar a construção de cerca de 14 quilómetros de coletor e seis estações elevatórias”.

O Lote 2, adjudicado à firma Martins & Filhos, S.A., pelo valor de 2.032.812,51 euros, conta com prazo de execução de 570 dias.

A empreitada “incidirá na área de Padreiro, a norte da EN202, parte de Cendufe, Crasto e, grande parte das freguesias de Jolda, desde o lugar de Igreja em Jolda Madalena ao lugar de Igreja em Jolda S. Paio e até perto do rio Vez”.

As obras passam pela construção de cerca de 18 quilómetros de coletor e de seis estações elevatórias.

“O principal objetivo desta Operação é o fecho dos sistemas de saneamento de águas residuais em baixa, na área de abrangência do Sistema de Águas do Alto Minho com vista à otimização da utilização da capacidade instalada e da adesão ao serviço”, destaca o município.

A operação é financiada pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e Programa NORTE2030, com um investimento elegível de 5.015.318,99 euros e Comparticipação Comunitária de 3.110.454,26 euros.

+ notícias: Norte

Associação Académica de Coimbra propõe pagar dívida com barris de cerveja

A Associação Académica de Coimbra (AAC) propôs-se a adiantar o pagamento de dívidas a secções e núcleos de estudantes com barris de cerveja, o que motivou uma nota de repúdio da Secção de Jornalismo que tem a receber 3.500 euros.

"Tenho de fazer uma volta de 12 km para ir ter ao mesmo síito". EN 222 está cortada há mais de um mês em Resende e não há previsão de reabertura

A Estrada Nacional 222 continua cortada ao trânsito em Resende na sequência do abatimento do piso devido ao mau tempo.

 

Autarca de Resende acredita que é desta que avança ligação de Baião à Ponte da Ermida prometida há mais de 20 anos

O Presidente da Câmara de Resende acredita que será com este Governo que será feita a ligação de Baião à Ponte da Ermida, que aproximaria o concelho da A4 e poderia melhorar muito as acessibilidades na região.