FC Porto B: Pontos repartidos na Capital do Móvel

FC Porto B: Pontos repartidos na Capital do Móvel
| Desporto
Porto Canal

A equipa B do FC Porto empatou em Paços de Ferreira (2-2) na sexta jornada da Segunda Liga. Trafim Melnichenka e Brayan Caicedo marcaram para os azuis e brancos, que se mantêm no último posto da tabela classificativa com dois pontos conquistados.

No reencontro com os ex-Dragões Tiago Ferreira, Leandro Dias e Francisco Ramos, João Brandão apresentou de início quatro novidades. O estreante Pedro Lima, Gabriel Brás, Kaio Henrique e Ángel Alarcón renderam Dinis Rodrigues, António Ribeiro, o castigado Martim Cunha e Brayan Caicedo no onze e viram, aos 14 minutos, Trafim Melnichenka inaugurar o marcador com um remate à meia-volta que entrou junto ao poste mais distante (0-1). Combativos e seguros defensivamente, os portistas tentaram dilatar a vantagem em contra-ataque e foi através de uma transição que o avançado internacional bielorrusso causou sobressalto na Mata Real (36m).

Sem conseguir criar perigo em jogo corrido, o Paços de Ferreira empatou de livre: decorria o minuto 38 quando Anilson cobrou à direita e Tiago Ferreira fez-se à bola - ainda que sem lhe tocar - antes de esta entrar na baliza de Diogo Fernandes. O assistente Rodolfo Esteves assinalou de imediato uma posição irregular do central pacense, mas Bruno Rebocho e Rui Cidade, no VAR, reverteram a decisão após sete minutos de análise, tendo por fim considerado que o capitão dos castores se encontrava 16 centímetros atrás da linha defensiva azul e branca (1-1). A decisão deu alento aos anfitriões, que consumaram a reviravolta por Costinha antes do intervalo (2-1).

Gabriel Brás e Ángel Alarcón deram lugar a António Ribeiro e a Brayan Caicedo no reatar da partida, Kauan viu cartão vermelho por pontapear Diogo Fernandes na face (48m) e o recém-entrado extremo colombiano empatou o encontro com um remate ao primeiro poste após receber com arte nas costas da defensiva do Paços de Ferreira (2-2, 54m).

Com o domínio total das intenções ofensivas em superioridade numérica e já com Dinis Rodrigues em campo, os azuis e brancos viram Francisco Ramos ser expulso por acumulação de amarelos (70m), João Brandão substituiu João Teixeira por Leonardo Vonić (73m) e Melnichenka testou Marafona. Com dez minutos por jogar, o extremo André Miranda, de 18 anos, foi lançado para a estreia como profissional e abriu espaço para Vonić rematar e Marafona esticar-se para impedir a reviravolta (2-2).

Segue-se uma receção ao SCU Torreense, marcada para as 11h00 de domingo no miniestádio do Olival (Porto Canal).

Ficha de jogo
FC PAÇOS DE FERREIRA 2-2 FC PORTO B
Liga Portugal 2, 6.ª jornada
29 de setembro de 2025
Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira

Árbitro: Flávio Lima
Assistentes: Vanessa Gomes e Rodolfo Esteves
Quarto árbitro: Miguel Ribeiro
VAR: Bruno Rebocho
AVAR: Rui Cidade

FC PAÇOS DE FERREIRA: Marafona; Anilson, Kauan, Tiago Ferreira, Leandro Dias, João Pinto, Francisco Ramos, Fernandinho, Lumungo, Costinha e Diego Fernandes
Substituições: João Pinto por Rafael Vieira (51m), Diego Fernandes por Fernando Nito (73m), Costinha por Vlad (80m) e Leandro Dias por Gonçalo Cardoso (80m)
Não utilizados: Jeimes; João Caiado, João Silveira, Matheus Martins e Nuno Cunha
Treinador: Filipe Cândido

FC PORTO B: Diogo Fernandes; Pedro Lima, Gabriel Brás, Felipe Silva, Kaio Henrique, Domingos Andrade, João Teixeira, Kauê, Ángel Alarcón, Gonçalo Sousa e Trafim Melnichenka
Substituições: Gabriel Brás por António Ribeiro (45m), Ángel Alarcón por Brayan Caicedo (45m), Kaio Henrique por Dinis Rodrigues (64m), João Teixeira por Leonardo Vonić (73m) e Gonçalo Sousa por André Miranda (80m)
Não utilizados: Gonçalo Ribeiro; Tiago Silva, André Oliveira e Kohtaro Nagata
Treinador: João Brandão

Disciplina: cartão amarelo a Kaio Henrique (24m), João Pinto (45m+4), Felipe Silva (47m), Francisco Ramos (58m e 70m), Anilson (62m), Brayan Caicedo (79m) e a Pedro Lima (90m+2). Cartão vermelho a Kauan (48m) e a Francisco Ramos (70m)

+ notícias: Desporto

FC Porto: Borja Sainz marcou o Golo do Mês

Depois de Diogo Costa, Jan Bednarek e Francesco Farioli, também Borja Sainz foi distinguido pela Liga Portugal com um prémio mensal: o fantástico remate em arco do avançado espanhol em Alverca, onde o FC Porto venceu por 3-0 no passado dia 22, acaba de ser eleito como o Golo do Mês em dezembro.

FC Porto: Do Olival vê-se Guimarães

O plantel principal do FC Porto regressou nesta sexta-feira ao trabalho no CTFD Jorge Costa, onde deu início à preparação para o jogo com o Vitória SC (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio D. Afonso Henriques, relativo à 18.ª jornada do campeonato. André Miranda e Mateus Mide integraram o grupo às ordens de Francesco Farioli.

FC Porto (Andebol): Portugal estreia-se a vencer no Euro de andebol

A seleção portuguesa de andebol estreou-se no Campeonato da Europa com uma vitória frente à Roménia. Os “Heróis do Mar”, que ao intervalo já seguiam na frente do marcador (23-15), triunfaram por 40-34 na primeira jornada do Grupo B.