Francesco Farioli: "Era importante ganhar com a baliza a zeros"
Porto Canal
Minutos após um triunfo com “controlo total do jogo” em Vila do Conde (3-0), Francesco Farioli elogiou “um bom jogo” da equipa, mas mostrou desagrado com “certos momentos” em que os jogadores baixaram “um pouco a intensidade e a eficácia de passe”.
Atribuído o “muito mérito” a todos os envolvidos no capítulo das bolas paradas, o treinador do FC Porto deixou também palavras de apreço a Ángel Alarcón, que “se tem saído muito bem nos últimos quinze dias”, garantiu que a saída de Alan Varela foi apenas “por prevenção” e pediu “uma subida de mentalidade” à “equipa jovem”: “Em jogos como o de hoje em que temos o controlo, temos de ser capazes de o manter e não o perder em certos momentos. No futebol as coisas mudam muito rápido”.
A análise ao jogo
“Começámos bem. Nos primeiros 15 ou 20 minutos tivemos o controlo total do jogo. Não gostei da forma como gerimos certos momentos porque baixámos um pouco a intensidade e a eficácia de passe. Foi um bom jogo, tivemos bons momentos, mas outros em que também ainda temos de melhorar.”
Três pontos e mais uma folha limpa
“Resolvemos todos os problemas depois de nós próprios criarmos alguns. Temos de continuar a trabalhar e olhar para o que se avizinha já amanhã de manhã. É um resultado importante num campo difícil, nos últimos anos tem sido complicado jogar aqui e, por isso, era importante ganhar com a baliza a zeros para olharmos já para o futuro próximo.”
O impacto das bolas paradas
“Nos primeiros três cantos, marcámos dois golos, o que foi muito bom. Muito mérito para o Lino, o Lucho, o Carlos e todos os que trabalham connosco neste momento de jogo e também para os jogadores por o terem interpretado tão bem.”
Ángel Alarcón
“O Ángel tem-se saído muito bem nos últimos quinze dias, desde que se juntou a nós, e não é o único atleta da equipa B que nos está a ajudar. Deixe-me agradecer ao mister João por nos estar a ajudar muito ao ceder os jogadores sempre que é necessário e ao manter esta relação estreita entre as duas equpas profissionais. Estes jogadores são mais-valias importantes para o Clube e é muito importante que cooperemos para tornar o FC Porto e os jogadores melhores para que compitam ao mais alto nível.”
A substituição de Alan Varela
“O Alan Varela foi pontapeado nos gémeos e fizemos uma substituição por prevenção. Não me parece nada de grave.”
O aumento da densidade competitiva
“Espero uma subida de mentalidade porque, em jogos como o de hoje em que temos o controlo, temos de ser capazes de o manter e não o perder em certos momentos porque, ao longo da temporada, não haverá muitos jogos em que estaremos a ganhar 2-0 aos 15 minutos. Temos uma equipa jovem, temos de aprender rápido porque no futebol as coisas mudam muito rápido com certas ações ou cartões. O jogo pode tomar um rumo completamente diferente. Temos de aprender todos, continuar a trabalhar e cada vez melhor se possível.”
