Comissão Europeia faz no Porto balanço sobre plano de ação dos direitos sociais
Porto Canal/Agências
A Comissão Europeia faz, na sexta-feira, no Porto, um balanço dos progressos na implementação do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, cujas metas foram estipuladas aquando da presidência europeia portuguesa do Conselho.
Sob o tema “Empregos de qualidade numa Europa social competitiva”, o Fórum Social do Porto vai permitir fazer “um balanço dos progressos realizados na implementação do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e dos três objetivos sociais da UE para 2030 em matéria de emprego, formação e redução da pobreza”, anunciou a Comissão Europeia, em comunicado esta quarta-feira divulgado.
“O Fórum de 2025 contribuirá para o desenvolvimento de um novo Plano de Ação do Pilar e do Roteiro para Empregos de Qualidade” pois os debates realizados “ajudarão a garantir que as futuras políticas da UE em matéria de mercado de trabalho continuem a ser inclusivas, sustentáveis e competitivas”, referiu.
No mesmo dia, o presidente do Conselho Europeu vai concluir no Porto a digressão de auscultação aos líderes da UE sobre prioridades políticas. António Costa vai encontrar-se com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, e participar no Fórum Social.
“Esta edição do Fórum ocorre num momento em que a UE enfrenta um cenário geopolítico particularmente difícil e uma forte pressão para reforçar a sua competitividade, em contexto de descarbonização e transição digital. Por isso é tão relevante debater o tema dos empregos de qualidade”, acrescentou a organização na mesma nota.
Em maio de 2021, quando Portugal tinha a presidência rotativa do Conselho da UE e António Costa era primeiro-ministro, realizou-se no Porto uma cimeira social na qual foi dado um novo impulso político à implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, com metas como alcançar uma taxa de emprego de 78%, assegurar que 60% de adultos têm formação anual e tirar 15 milhões de pessoas do risco de pobreza ou da exclusão social.
No encontro vão participar a vice-presidente executiva para os Direitos Sociais e Competências, Emprego de Qualidade e Preparação, Roxana Minzatu, a comissária para o Mediterrâneo, Dubravka Suica, bem como a comissária para a Igualdade, Hadja Lahbib, de acordo com o comunicado.
O Fórum Social do Porto é uma iniciativa do Governo português, com o apoio da Comissão Europeia, em colaboração com o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu.
