Matosinhos quer Obelisco da Memória como Monumento de Interesse Municipal

Matosinhos quer Obelisco da Memória como Monumento de Interesse Municipal
Foto: CM Matosinhos
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Matosinhos, no distrito do Porto, quer classificar o Obelisco da Memória como Monumento de Interesse Municipal, segundo a agenda da reunião do executivo municipal.

A abertura do procedimento de classificação deste monumento, construído para perpetuar a memória do desembarque de D. Pedro e dos 7500 soldados do “Exército Libertador” que ocorreu naquele local a 8 de julho de 1832, vai estar em discussão na reunião pública do executivo agendada para quarta-feira.

O monumento, construído em granito e com 25 metros de altura, ostenta em cada uma das suas faces placas de pedra calcária com inscrições alusivas a D. Pedro e ao desembarque do “Exército Libertador”.

O principal impulsionador da construção deste monumento foi António José d’Ávila (1807–1881) que, nessa época, exercia o cargo de administrador geral do Porto que correspondia à função de governador civil do distrito do Porto.

“O acontecimento histórico que este monumento simboliza e perpetua é assim um dos episódios mais importantes da história contemporânea portuguesa que Almeida Garrett, o poeta-soldado que aqui desembarcou integrado no Batalhão Académico, sintetizou como sendo 'Onde o Portugal Velho acaba e o novo começa´”, refere.

O obelisco foi mandado erigir 18 anos após o desembarque da armada de D. Pedro na então denominada Praia dos Ladrões, em Arnosa de Pampelido, no limite das freguesias de Lavra e Perafita.

No documento, a autarquia lembra que o monumento tornou-se uma referência identitária para as freguesias de Perafita e de Lavra, estando representado nos brasões daquelas freguesias.

+ notícias: Norte

Associação Académica de Coimbra propõe pagar dívida com barris de cerveja

A Associação Académica de Coimbra (AAC) propôs-se a adiantar o pagamento de dívidas a secções e núcleos de estudantes com barris de cerveja, o que motivou uma nota de repúdio da Secção de Jornalismo que tem a receber 3.500 euros.

"Tenho de fazer uma volta de 12 km para ir ter ao mesmo síito". EN 222 está cortada há mais de um mês em Resende e não há previsão de reabertura

A Estrada Nacional 222 continua cortada ao trânsito em Resende na sequência do abatimento do piso devido ao mau tempo.

 

Autarca de Resende acredita que é desta que avança ligação de Baião à Ponte da Ermida prometida há mais de 20 anos

O Presidente da Câmara de Resende acredita que será com este Governo que será feita a ligação de Baião à Ponte da Ermida, que aproximaria o concelho da A4 e poderia melhorar muito as acessibilidades na região.