Matosinhos quer Obelisco da Memória como Monumento de Interesse Municipal

Matosinhos quer Obelisco da Memória como Monumento de Interesse Municipal
Foto: CM Matosinhos
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Matosinhos, no distrito do Porto, quer classificar o Obelisco da Memória como Monumento de Interesse Municipal, segundo a agenda da reunião do executivo municipal.

A abertura do procedimento de classificação deste monumento, construído para perpetuar a memória do desembarque de D. Pedro e dos 7500 soldados do “Exército Libertador” que ocorreu naquele local a 8 de julho de 1832, vai estar em discussão na reunião pública do executivo agendada para quarta-feira.

O monumento, construído em granito e com 25 metros de altura, ostenta em cada uma das suas faces placas de pedra calcária com inscrições alusivas a D. Pedro e ao desembarque do “Exército Libertador”.

O principal impulsionador da construção deste monumento foi António José d’Ávila (1807–1881) que, nessa época, exercia o cargo de administrador geral do Porto que correspondia à função de governador civil do distrito do Porto.

“O acontecimento histórico que este monumento simboliza e perpetua é assim um dos episódios mais importantes da história contemporânea portuguesa que Almeida Garrett, o poeta-soldado que aqui desembarcou integrado no Batalhão Académico, sintetizou como sendo 'Onde o Portugal Velho acaba e o novo começa´”, refere.

O obelisco foi mandado erigir 18 anos após o desembarque da armada de D. Pedro na então denominada Praia dos Ladrões, em Arnosa de Pampelido, no limite das freguesias de Lavra e Perafita.

No documento, a autarquia lembra que o monumento tornou-se uma referência identitária para as freguesias de Perafita e de Lavra, estando representado nos brasões daquelas freguesias.

+ notícias: Norte

Incêndio destrói fábrica de cerâmica em Vila Verde

Uma fábrica de cerâmica situada na freguesia de Cervães, em Vila Verde, Braga, ficou, na madrugada desta terça-feira, destruída devido a um fogo, que não casou vítimas, disse à agência Lusa fonte do Comando sub-regional do Cávado.

Bloco operatório do hospital da Póvoa de Varzim totalmente disponível na próxima semana

O presidente da Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde garantiu, esta terça-feira, que a parte do bloco operatório do hospital que esteve inoperacional devido a uma infiltração de água estará totalmente disponível na próxima semana.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.