Mais de um milhão de euros para reabilitar Centro de Alto Rendimento de Anadia

Mais de um milhão de euros para reabilitar Centro de Alto Rendimento de Anadia
Foto: DR
| Norte
Porto Canal/Agências

Mais de um milhão de euros vão ser investidos na reabilitação do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia, localizado em Sangalhos, no âmbito do Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2024-2028, informou esta segunda-feira a Câmara Municipal de Anadia.

De acordo com esta autarquia do distrito de Aveiro, a intervenção contempla a reparação das coberturas da nave e da unidade de alojamento, bem como a beneficiação de áreas de apoio logístico, nomeadamente a garagem, oficina e armazém.

Prevê também a correção e pintura do piso do velódromo e ainda a impermeabilização e pintura de paredes exteriores e interiores.

O protocolo de apoio para a reabilitação do CAR de Anadia, que alberga as modalidades de ciclismo, ginástica e judo, foi celebrado, na quarta-feira, entre o Município de Anadia e o Comité Olímpico de Portugal (COP), no âmbito do Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2024-2028.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, com a assinatura deste contrato-programa “foi dado um passo firme em direção a um desporto mais forte, inclusivo e competitivo”.

No entanto, alertou para o facto de esta infraestrutura desportiva “necessitar de outros investimentos” que possam “minimizar os encargos” que o Município tem com esta instalação.

“Nomeadamente ao nível da redução da fatura energética, o que implica uma forte aposta na eficiência energética, seja na substituição dos aparelhos de iluminação ou na climatização e tratamento de ar e águas sanitárias com a aplicação de painéis fotovoltaicos”, apontou.

A autarca sublinhou ainda que o CAR de Anadia é “uma referência europeia” e que o Velódromo Nacional “transcende a sua função” como espaço de treino.

“É hoje palco de grandes eventos internacionais e fator de dinamização regional e coesão territorial. O seu impacto no desenvolvimento do ciclismo, mas também no desporto em geral, é inegável”, concluiu.

+ notícias: Norte

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.

CIM Douro aprova 9,6 milhões de euros em apoios do Norte 2030 para as empresas do território

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) aprovou 115 candidaturas no âmbito do programa Norte 2030, que se traduzem num incentivo global de 9,6 milhões de euros (ME) destinados às empresas do território.

Relação condena três militares da GNR da Feira por corrupção

O Tribunal da Relação do Porto (TRP) condenou três militares da GNR de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, por crimes de corrupção, revendo algumas das penas que lhes tinham sido aplicadas por outros crimes.