Observatório de Cinema em Famalicão vai homenagear norte-americano David Lynch

Observatório de Cinema em Famalicão vai homenagear norte-americano David Lynch
Foto: DR
| Norte
Porto Canal/Agências

A 10.ª edição do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão, que homenageará o norte-americano David Lynch, é o destaque da temporada de setembro a dezembro da Casa das Artes daquele concelho, foi esta quarta-feira anunciado.

Em comunicado, a Casa das Artes de Famalicão refere que o Close-Up decorrerá de 11 a 18 de outubro e, além de dezenas de filmes, cine-concertos, debates e 'workshops', estreará em Portugal o músico Dean Hurley, colaborador próximo do criador de "Twin Peaks".

A 21 e 22 de novembro, a Casa das Artes acolhe o Festival Soul de Inverno, reunindo artistas da lusofonia e sonoridades globais.

Já em setembro, conta com várias estreias, entre as quais a peça “CRU”, dirigida por Manuel Tur, e concertos que evocam o bicentenário de Camilo Castelo Branco, assim como a interpretação de clássicos como o quinteto “A Truta”, de Schubert, para piano, violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

O mês encerra com dança, através da coreografia “hOLD”, de São Castro e Teresa Alves da Silva, uma reflexão sobre o envelhecimento, e com a experiência sensorial de “Cartografia Sonora Imaginária”, da Companhia de Música Teatral.

Outubro abre com a exposição “David Lynch, a estrada não tem fim”, patente até dezembro, assinalando o ano da morte do cineasta, aos 78 anos.

A programação deste mês prossegue com propostas que vão do teatro, com a peça “Isto é um Hitler genuíno”, até à música antiga, ao fado e à dança de Olga Roriz, que interpretará a sua mais recente criação, o solo "O Salvado", "um auto-retrato completo".

Destaque ainda para o regresso de Gisela João, que apresenta o seu mais recente álbum “Inquieta”.

Em novembro, há o ciclo de teatro para a infância PaPI – Opus 11, o regresso das produções brasileiras com “Dois de Nós”, protagonizada por António Fagundes e Christiane Torloni, que estará em digressão portuguesa, e o Festival Soul de Inverno.

O mês fecha com “Santa Joana dos Matadouros”, de Bertolt Brecht.

Dezembro leva até Famalicão a sonoridade de Capicua, com o espetáculo “Um gelado antes do fim do mundo” e a diversidade do circo contemporâneo com “Eu quero é andar de carrinhos de choque”.

Outras propostas para o último mês do ano são a opereta “Camões”, de Filipe Gouveia e Gonçalo Rosales, e uma recriação do conto clássico “Hansel e Gretel – A Casinha de Chocolate”, pela Jangada Teatro.

A programação integral ficará disponível no 'site' da Casa das Artes.

+ notícias: Norte

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.