Novo bispo de Aveiro faz domingo entrada solene na Diocese

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 10 set (Lusa) - Uma celebração com 19 bispos vai assinalar domingo à tarde, na Catedral de Aveiro, a entrada solene na diocese do novo bispo, António Moiteiro, anunciou hoje fonte diocesana.

António Moiteiro foi nomeado bispo de Aveiro pelo papa Francisco, em julho, para suceder a António Francisco dos Santos, atual bispo do Porto que, por sua vez, substituiu Manuel Clemente, agora patriarca de Lisboa.

A celebração eucarística, que assinala a entrada solene na Catedral de Aveiro, terá lugar às 16:00, com a presença do núncio apostólico, Rino Passigato, que apresentará a bula papal da nomeação.

António Moiteiro toma posse canónica na véspera, numa cerimónia privada junto ao túmulo de Santa Joana Princesa, perante o Colégio dos Consultores.

Antes de ser nomeado bispo de Aveiro, António Manuel Moiteiro Ramos, de 58 anos, esteve como bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga.

Nascido na Aldeia de João Pires, do concelho de Penamacor (Castelo Branco),foi ordenado presbítero em 08 de abril de 1982 e durante 30 anos serviu em várias paróquias da Diocese da Guarda.

Foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Braga em 08 de junho de 2012 pelo papa Bento XVI, com o título de bispo-titular de Cabarsussi, recebendo a ordenação episcopal em 12 de agosto de 2012, na sé da Guarda, em cerimónia presidida pelo cardeal Saraiva Martins.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.