Casal acusado de triplo homicídio em Bragança começa a ser julgado esta segunda-feira

Casal acusado de triplo homicídio em Bragança começa a ser julgado esta segunda-feira
| Norte
Porto Canal/Agências

O Tribunal Judicial de Bragança começa esta segunda-feira a julgar o casal acusado de matar outro casal e o filho deste, na própria habitação da família, na aldeia de Donai, Bragança, em julho de 2022.

O caso remonta a 9 de julho de 2022, quando foi, alegadamente, cometido o primeiro homicídio, à mulher de 66 anos.

Segundo o Ministério Público, quando o arguido entrou na casa da família foi surpreendido por esta mulher e, com recurso a uma faca, “desferiu-lhe 10 golpes que a atingiram, para além do mais, na face, pescoço, tórax e abdómen, provocando-lhe diversas lesões que lhe causaram a morte”.

O marido terá ouvido os gritos e, quando tentou perceber o que se passava, também foi, alegadamente, atacado, com uma facada na cara. O suspeito acabou por fugir.

Dez dias depois, os dois suspeitos terão voltado à habitação para eliminar provas e furtar droga, acabando por, alegadamente, matar o homem, de 69 anos, e o filho, com cerca de 40 anos.

Segundo o Ministério Público, a arguida, além de "viver em união de facto" com o arguido, "mantinha uma relação amorosa" com o homem, de 40 anos, "que se dedicava à venda e/ou cedência de produto estupefaciente".

De acordo com a acusação, os dois arguidos, nessa noite, "desferiram 17 golpes de faca no corpo da vítima” e, de seguida, mataram o pai, com "24 golpes" que foram fatais.

Antes de se colocarem em fuga, atearam fogo aos quartos da casa.

O casal acabou detido, na noite de 13 de agosto, em Espanha. Depois de presentes a primeiro interrogatório, ficaram em prisão preventiva.

Esta segunda-feira, começam a ser julgados por dois crimes de homicídio qualificado, dois crimes de profanação de cadáver na forma tentada, um crime de incêndio e um crime de furto qualificado na forma tentada. O arguido está ainda acusado do crime de homicídio qualificado e de um crime de ofensa à integridade física qualificada.

+ notícias: Norte

Escolas em Creixomil e Urgezes em Guimarães elegíveis para obras urgentes

As escolas básicas 2,3 D. Afonso Henriques, em Creixomil, e Gil Vicente, em Urgezes, concelho de Guimarães, vão integrar a lista nacional de estabelecimentos de ensino que necessitam de intervenção urgente ou muito urgente, indicou o município.

Norte sob aviso amarelo devido à queda de neve

Dez distritos do continente estão sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve, segundo o IPMA.

Pesca no rio Lima limitada a embarcações de pesca local a partir de terça-feira

O exercício da pesca comercial nas águas interiores não marítimas do rio Lima, sob jurisdição da Capitania de Viana do Castelo, fica limitado à utilização de embarcações de pesca local de convés aberto a partir de terça-feira.