Jovem artista pinta a Invicta com Vinho do Porto

Jovem artista pinta a Invicta com Vinho do Porto
Foto: Inês Saldanha | Porto Canal
| Porto
Inês Saldanha

Beatriz Cunha, 19 anos, pinta ícones do Porto com vinho do Porto. Apaixonada pela cidade desde criança, encontrou numa mancha de vinho entornada a inspiração para uma técnica singular que hoje marca o seu percurso artístico.

A pintura chegou mais tarde à vida de Beatriz do que a paixão pela cidade do Porto. Essa nasceu ainda em criança, nos passeios pelas calçadas da Invicta ao lado do avô, lisboeta, que escolheu o Porto para viver. Não foram os monumentos nem as pontes sobre o Douro que encantaram a lisboeta, mas os portuenses.

“Eu não sei explicar, mas tem uma energia aqui, que não há em Lisboa e nem noutro sítio”, disse Beatriz Cunha ao Porto Canal, acrescentando que, na sua opinião, os portuenses “são pessoas mais calorosas e muito amáveis”.

A vontade de desenhar e pintar acompanhou-a desde cedo, mas o caminho artístico consolidou-se no ensino secundário, quando teve de escolher uma área de estudo.

Apesar da relutância dos pais, ingressou no curso de Realização Plástica do Espetáculo, na Escola Artística António Arroio, em Lisboa. Tentou ainda entrar na Escola Soares dos Reis, no Porto, sem sucesso, revelando, contudo, desde logo a sua vontade de se fixar na cidade portuense.

“Foi um dos três anos melhores da minha vida, porque fazia o que eu gostava mesmo de fazer. Experimentei escultura, fotografia, ourivesaria, experimentei tudo”, recordou.

Terminada essa etapa, rumou a Inglaterra, para se especializar em Efeitos Especiais. A experiência acabou por não resultar devido a problemas burocráticos.

“Tive um visto provisório durante quase um ano, mas depois me tiraram o visto e fiquei sem nada”, relatou, explicando que acabou por trabalhar noutra área durante esse período.

Porto Canal

De regresso a Portugal, em janeiro deste ano, criou a sua primeira pintura com vinho do Porto, movida pelo “gosto por explorar”.

“Eu já tinha experimentado pintura com tintas naturais, como beterraba. Normalmente o processo é: tiramos o sumo da beterraba, deixamos secar ao ar e fica só um pozinho. Depois mistura-se com água e fica como uma aguarela”, explicou.

A ideia de usar vinho surgiu também ao lado do avô. “Estávamos a beber e entornou no guardanapo. Eu vi a mancha e pensei que seria interessante fazer algo com aquilo, que se calhar também conseguia usar o vinho para pintar”, contou.

Para conseguir pintar com vinho do Porto precisou vários testes até encontrar a técnica certa: deixar ferver o vinho, tornando-o mais espesso e pigmentado, uma vez que o álcool evapora.

As pinturas com vinho são feitas em casa, já que “demoram muito tempo a secar”. Entre as obras já concluídas, estão a Câmara Municipal, a Ribeira, a Igreja da Batalha, a Torre dos Clérigos e a Fonte do Cubo. “O primeiro [sítio que eu pintei] foi a Ribeira, porque é o sítio mais bonito do Porto”, confessou.

O que mais a inspira são as texturas, que considera essenciais para transmitir a essência dos lugares: “se forem bem retratadas, permitem que as pessoas sintam que estão nos sítios e que podem tocar com os olhos”.

Porto Canal

A jovem utiliza diversos métodos para as suas obras, nomeadamente a “técnica mista”, utilizando base de aguarela, lápis de cor por cima e canetas de tinta acrílica.

O tempo passado a pintar, afirma, oferece-lhe uma nova forma de olhar o mundo.

“Eu comecei a pintar exatamente para dar mais importância às coisas, porque nós passamos pelos sítios e não os notamos. Quantas vezes é que não passamos por uma rua e não reparamos quantas janelas é que tinha? Se estava alguém à janela? Ou se tinha uma textura diferente?”, refletiu.

Para o futuro, Beatriz sonha com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e, sobretudo, com o encontro da sua própria identidade artística.

“Eu estou à procura de uma voz só minha. Então eu quero arranjar algo que eu gosto tanto de fazer e fico tão fascinada com aquilo que eu posso explorar aquilo sempre e ficar especializada naquilo”, declarou.

+ notícias: Porto

Fingertips recordam carreira e apresentam novo álbum em concerto em novembro no Porto

Os Fingertips, banda liderada pelo cantor Zé Manel, têm concerto marcado no Porto em novembro, no qual irão recordar “grandes êxitos” e apresentar um novo álbum, com edição prevista para outubro.

Videovigilância no Porto tem problemas de incompatibilidade informática com DIAP

Desde que foi instalada, há dois anos e meio, a videovigilância no Porto permitiu preservar três mil imagens, mas subsistem problemas de incompatibilidade informática que tem atrasado a conclusão de investigações.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.