Livre adia congresso autárquico deste fim de semana no Porto após acidente do elevador da Glória

Livre adia congresso autárquico deste fim de semana no Porto após acidente do elevador da Glória
| Política
Porto Canal/Agências

O Livre adiou esta quinta-feira o seu congresso autárquico que estava agendado para este fim de semana, no Porto, e que iria assinalar a rentrée política do partido, após o descarrilamento mortal do elevador da Glória, em Lisboa.

Fonte oficial do partido confirmou à Lusa que o XVI Congresso do Livre foi adiado, com nova data ainda a definir.

Esta reunião magna estava marcada para o Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e teria intervenções dos candidatos para as eleições autárquicas e dos porta-vozes Rui Tavares e Isabel Mendes Lopes.

A coligação “Almada em Comum”, que inclui Livre e BE, também já tinha adiado o lançamento da candidatura esta tarde devido ao acidente.

O PSD também cancelou esta quinta-feira a realização da sua convenção autárquica, prevista para domingo, no Porto, e o CDS-PP desmarcou a sua rentrée política que iria decorrer em Vale de Cambra, distrito de Aveiro.

O Chega cancelou uma manifestação que tinha marcado para sábado, “contra o travão à lei dos estrangeiros”, após o veto do Tribunal Constitucional, e o PS adiou a sua convenção autárquica, que iria decorrer em Coimbra.

Este fim de semana, o PCP tem agendada a Festa do Avante!, no Seixal, distrito de Setúbal.

O elevador da Glória, em Lisboa, composto por duas cabines elétricas motorizadas sincronizadas por cabo, descarrilou ao final da tarde de quarta-feira, e causou 16 mortos, e cerca de duas dezenas de feridos.

O desastre levou o Governo a decretar um dia de luto nacional esta quinta-feira, enquanto a Câmara Municipal de Lisboa decidiu adotar três dias de luto municipal.

O elevador liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.

+ notícias: Política

Presidenciais. Seguro e Ventura marcam lugar na segunda volta em noite de derrota pesada para Marques Mendes

António José Seguro e André Ventura foram os vencedores da primeira volta das presidenciais de domingo, marcando presença na disputa de 08 de fevereiro, numa eleição em que Luís Marques Mendes registou para o PSD o pior resultado de sempre em atos eleitorais.

Presidenciais. Pedro Duarte manifesta apoio a António José Seguro na segunda volta

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, manifestou o seu apoio pessoal ao candidato a Belém António José Seguro na segunda volta das presidenciais no dia 8 de fevereiro.

Presidenciais. Votos nulos superaram os votos em branco pela primeira vez

Pela primeira vez em presidenciais desde o 25 de Abril, o voto nulo superou o voto em branco, numas eleições em que os boletins tiveram o maior número de candidatos de sempre e três nomes que não foram aprovados.