Administrativa Mónica Ferreira é candidata do BE à Câmara de Paredes

Administrativa Mónica Ferreira é candidata do BE à Câmara de Paredes
CM Paredes
| Norte
Porto Canal/ Agências

A administrativa Mónica Ferreira é a candidata do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Paredes, tendo a habitação, apoios sociais e juventude como prioridades.

“Candidato-me porque as duas principais candidaturas não têm projetos credíveis para resolverem os principais problemas dos paredenses”, disse esta segunda-feira à Lusa a candidata.

A bloquista, de 46 anos, considerou que o atual executivo do PS “nada fez para resolver o gravíssimo problema da habitação apesar dos milhões do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.

E, nessa matéria, Mónica Ferreira quer promover a autoconstrução em que a câmara doa os terrenos infraestruturados e o projeto de construção e as famílias constroem as casas.

A acrescentar a esta medida, a bloquista quer impulsionar programas de arrendamento acessível, através da reabilitação de edifícios abandonados e construção de habitações novas, e construir casas para venda a custos controlados.

“Estas medidas não têm sido implementadas em Paredes porque não são do interesse dos principais dirigentes camarários, mais vocacionados para venderem casas a preços incomportáveis, pelas suas próprias empresas imobiliárias”, criticou.

A par da habitação, a juventude é outra das prioridades da candidata do BE, por considerar que há “uma grande falta de apoios” para este setor.

“Por incrível que pareça, para que uma criança ou um jovem possa praticar desporto em Paredes os seus pais têm de pagar uma mensalidade aos clubes, a câmara não encontra dinheiro para suportar estas despesas”, apontou.

Ainda nesta matéria, Mónica Ferreira ressalvou que, ao contrário de outros concelhos, a autarquia não atribui subsídio de renda aos estudantes universitários que vão estudar para outros distritos onde têm de suportar “rendas exorbitantes e incomportáveis”.

“Em Paredes só existe um jardim de infância público e a generalidade das famílias tem de pagar para garantir um direito fundamental das crianças”, sublinhou.

Além disso, a candidata do BE ressalvou que não existem lares públicos e as famílias têm de suportar preços três a quatro vezes superiores às reformas dos idosos.

O executivo municipal, atualmente liderado pelo socialista José Alexandre Almeida, é composto por sete vereadores do PS e dois do PSD.

Além de Mónica Ferreira, concorrem à Câmara de Paredes o atual presidente da câmara, Alexandre Almeida (PS), o empresário e antigo vice-presidente da Câmara de Paredes Mário Rocha (PSD), o sociólogo José Moreira (CDU) e o consultor de comunicação e marketing Manuel Pinho (JPP).

As eleições autárquicas vão decorrer a 12 de outubro.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.