Lançado concurso para criar projeto de ampliação da Faculdade de Belas Artes do Porto

Lançado concurso para criar projeto de ampliação da Faculdade de Belas Artes do Porto
Foto: Universidade do Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

A Universidade do Porto lançou, esta segunda-feira, o concurso público para a elaboração do Projeto de Ampliação da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), que aumentará em 60% a área afeta a este estabelecimento de ensino superior.

Fonte da Universidade do Porto disse esta segunda-feira à Lusa que a publicação deste anúncio em Diário da República decorre da aquisição prévia de um terreno junto ao atual complexo da FBAUP e tem como objetivo “aumentar e melhorar consideravelmente” as instalações e as condições de ensino e investigação da faculdade.

Está prevista a construção de uma área de aproximadamente 12.500 metros quadrados, correspondendo a “um incremento de mais de 60% da área afeta à faculdade, bem como a reabilitação da casa apalaçada que serve de entrada ao complexo”, referiu.

De acordo com as informações disponibilizadas à Lusa, este plano permitirá dotar a FBAUP de instalações adequadas para o armazenamento da sua coleção, de uma sala para desenho de figura humana, de uma área de exposições temporárias e de oficinas e estúdios para aulas de cerâmica, vidro, técnicas de impressão 2D e 3D, fotografia, vídeo, animação, som, pedra e mosaico e têxtil.

Este concurso de ideias tinha já sido anunciado, em fevereiro, pelo reitor da Universidade do Porto, por ocasião do aniversário da Faculdade de Belas Artes, mas só foi publicado esta segunda-feira em DR.

António Sousa Pereira anunciou, então, que o objetivo é avançar para o projeto de ampliação do edifício da FBAUP, “num investimento estimado em 12 milhões de euros”.

De acordo com os termos publicados em DR, o prazo para a apresentação dos trabalhos de conceção/ideias decorre nos próximos 75 dias.

Os documentos que constituem a proposta devem ser apresentados através da plataforma eletrónica https://www.acingov.pt.

Está prevista a possibilidade de o(s) vencedor(es) do concurso de conceção do projeto realizarem o desenvolvimento de parte(s) do projeto vencedor, mediante procedimento por ajuste direto.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto quer criar divisão de policiamento comunitário

A Câmara do Porto quer criar a divisão de policiamento comunitário no seio da Polícia Municipal, anunciou a vereadora Gabriela Queiroz na reunião alargada do Conselho Municipal de Segurança.

Cinema Trindade do Porto quer ultrapassar os 100 mil espectadores em 2026

O Cinema Trindade, no Porto, quer ultrapassar este ano os 100 mil espectadores, com uma programação que incluirá, nos próximos meses, filmes de François Truffaut, Oliver Laxe e obras “made in Porto”.

Câmara do Porto quer Escola de Criminologia a estudar criminalidade na cidade

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, anunciou a intenção de contratualizar com a Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto um estudo que permita obter dados concretos sobre a criminalidade na cidade.