FC Porto: À moda do Porto. Crónica do jogo

FC Porto: À moda do Porto. Crónica do jogo
| Desporto
Porto Canal

Um FC Porto à boa moda do Porto apresentou-se na capital tão desfalcado como destemido e bateu o Sporting, por 2-1, na quarta jornada de um campeonato que já comanda de forma isolada só com vitórias. Luuk de Jong marcou o primeiro golo com a camisola azul e branca e William Gomes assinou uma obra de arte que ficará eternizada nos anais do futebol português. Três pontos separam agora os rivais da Invicta (12) e de Lisboa (9).

Confrontado com as lesões de Martim Fernandes, Gabri Veiga, Pepê e Samu, que começou no banco, Francesco Farioli lançou Francisco Moura e Rodrigo Mora de início e desenhou um pontapé de saída bem estudado que só não deu golo porque o remate acrobático de Borja Sainz esbarrou no poste logo aos 13 segundos.

Os visitados responderam aos nove minutos, numa tentativa de Luis Suárez prensada por Nehuén Pérez, e a partir dos 20 viveram-se momentos de perigo junto das duas balizas: primeiro, William Gomes deixou Luuk de Jong na cara do golo e o internacional neerlandês atirou à figura de Rui Silva; depois, após nova recuperação no último terço, Hjulmand desviou para canto um disparo frontal do compatriota Victor Froholdt; por fim, para travar um contragolpe dos lisboetas em superioridade numérica, Alberto Costa sprintou de uma área até à outra e negou o golo a Pote.

Froholdt ainda voltou a ameaçar antes do intervalo na sequência de um lançamento que terminou num remate à malha lateral. Logo a seguir, Mora driblou por entre a defesa da casa e atirou de pé esquerdo ligeiramente por cima. Pablo Rosario estreou-se pelo FC Porto nos primórdios da segunda parte, quando entrou juntamente com Zaidu para os lugares de Mora e Moura, e a pronúncia do Norte fez-se ouvir pouco depois.

Zaidu, Bednarek e Nehuén construíram, o nigeriano quebrou a pressão leonina com um passe para Varela, o argentino deu em Alberto Costa, o português tabelcou com William, cruzou para o segundo poste e Luuk de Jong só teve de encostar, levando milhares de portistas ao delírio (0-1). Mas o melhor ainda estava para vir...

Insaciáveis a ganhar pela margem mínima, os Dragões partiram para cima do rival sem apelo nem agravo. William Gomes, o maior dos inconformados, puxou a culatra atrás do meio da rua e marcou um golaço digno de ser visto e revisto: um fantástico remate em arco que entrou junto ao ângulo superior e fez tremer a capital (0-2).

O Sporting só conseguiu reduzir à entrada para o derradeiro quarto de hora graças a uma infelicidade da defesa portista que culminou no autogolo de Nehuén Pérez. Entretanto já Deniz Gül tinha rendido William Gomes, o mesmo que Dominik Prpic fez a Borja Sainz e Samu a Luuk de Jong. Diogo Costa disse “presente” aos 86 minutos e o apito final de João Gonçalves soou para assinalar um triunfo inteiramente merecido da melhor equipa em campo.

+ notícias: Desporto

FC Porto: 23 jogadores na comitiva para Plzeň

São 23 os jogadores que fazem parte da comitiva do FC Porto que, esta quarta-feira, partiu rumo à Chéquia, onde os Dragões defrontam o FC Viktoria Plzeň, no Stadion města Plzně, em desafio referente à sétima ronda da fase de liga da Liga Europa (quinta-feira, 17h45, Sport TV5).

FC Porto B: “Bês” de regresso ao miniestádio

A equipa B do FC Porto voltou, na manhã desta quarta-feira, ao miniestádio do Olival para começar a preparar a receção ao FC Vizela. O duelo da 19.ª jornada da Segunda Liga joga-se às 11h00 de domingo no CTFD Jorge Costa e os detentores de Lugar Anual têm entrada livre.

Rafa: “É um clássico do hóquei em patins mundial”

A 5.ª jornada da Grupo A da Liga dos Campeões reserva um duelo ibérico que é também um clássico da modalidade e que vai ter como palco o Dragão Arena (quinta-feira, 20h30, Porto Canal).