José João: "Queremos começar a ganhar"
Porto Canal
Terminada “uma boa pré-época” em que o mais importante foi “criar uma identidade forte” num grupo de atletas que já entende “o que é a cultura do FC Porto”, é hora de entrar em campo para defrontar o Vitória SC (sábado, 11h00) “e mostrar o que foi feito nas últimas seis semanas”. “Queremos muito começar a ganhar”, frisa José João com a ambição de “ser Porto todos os dias” e a vontade de “formar jogadores para que possam ser melhores e estarem preparados para patamares superiores que o FC Porto necessite”. Em sintonia com o técnico, o médio João Brito assegura que os portistas estão “prontos para uma grande época”: “Estamos a trabalhar todos no máximo, todos os dias, para que estejamos juntos e sejamos uma família”.
José João
A pré-época
“A equipa está bem, tivemos uma boa pré-época. Para nós foi importante, acima de tudo, criarmos uma identidade forte com a equipa. A equipa percebe muito o que é a cultura do FC Porto para que possamos ter uma longevidade na época sustentada. Começámos a dar à equipa aquilo que nós temos enquanto princípios, valores e forma de jogar. Claro que não está tudo adquirido, não está tudo cimentado, mas já estamos preparados para o início do campeonato.”
O crescimento como foco principal
“Estamos preocupados em crescer como equipa, enquanto grupo, e queremos que os jogadores assimilem bem o que queremos para a equipa. Estamos na fase inicial e certamente teremos tempo para estar ao nosso melhor nível.”
O adversário
“Jogar em Guimarães é sempre difícil, é um adversário com muita qualidade, tem bons jogadores, mas o nosso foco está essencialmente em nós. No FC Porto, queremos muito ganhar, queremos começar a ganhar. Estamos ansiosos no bom sentido porque estamos há seis semanas a trabalhar e não disputámos nenhum jogo oficial. Estamos com uma vontade muito grande de entrar em campo e de mostrar o que fizemos nestas seis semanas, para mostrar aos nossos adeptos, às pessoas que nos acompanham, aquilo que é realmente o nosso valor. Vamos ter pela frente um adversário complicado, tem algumas particularidades, é um campo difícil porque é um campo com umas dimensões especiais, com sintético, mas nós vamos dar a volta, vamos ser Porto. Temos que ser Porto todos os dias.”
A equipa acima de tudo
“Sim, é lógico que eu quero estrear-me, mas o mais importante nunca é o treinador. O mais importante são os jogadores, é nós sentirmos que há muita gente a trabalhar todos os dias para que estes jogadores possam ser melhores e estar preparados para patamares superiores que o FC Porto necessite no momento. Esse é sempre o nosso maior objetivo. O treinador nunca será a peça mais importante para o FC Porto, por isso sentimos que estamos no bom caminho, que os jogadores estão a perceber e a entender aquilo que nós queremos. Agora é só continuar e, volto a dizer, trazermos os três pontos de Guimarães.”
João Brito
A união faz a força
“Tivemos mais tempo de preparação que as outras equipas. Temos uma equipa cada vez mais unida, jogadores novos, conseguimos passar a mística do Clube e a mística tem sido importante também para mostrar isso aos novos jogadores. Acolhemo-los bem e estamos prontos para uma grande época.”
O Vitória SC
“O Vitória SC é sempre uma equipa complicada, principalmente em casa deles, mas temos de focar em nós. Neste Clube só pensamos em ganhar. Independente do clube que seja, de onde seja, no campo em que jogamos, nós escolhemos sempre ganhar e é para isso que vamos caminhar. O objetivo é sempre o mesmo, nós queremos ganhar.”
Foco total
“O mister tem passado a mística do Clube a todos os colegas. Nós estamos a trabalhar todos no máximo, todos os dias, para que sempre estejamos juntos e sejamos uma família.”
