Vice da CCDR-N refuta acusação do MP por crimes económicos quando foi autarca em Viseu

Vice da CCDR-N refuta acusação do MP por crimes económicos quando foi autarca em Viseu
Foto: DR
| Norte
Porto Canal/Agências

O vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Jorge Sobrado, negou esta quinta-feira a prática de qualquer crime económico cometido quando era vereador na Câmara de Viseu, refutando a acusação do Ministério Público (MP).

“Estou absolutamente certo da minha inocência e colaborarei ativamente com a justiça para que o assunto seja esclarecido tão rápido quanto possível. Todos os atos que pratiquei como vereador do município de Viseu respeitaram o interesse público e tiveram adequado e pleno suporte dos serviços camarários”, refere Jorge Sobrado, numa reação enviada à agência Lusa.

O Jornal de Notícias (JN) conta esta quinta-feira que o MP acusou o ex-autarca e atual vice-presidente da CCDR-N de participação económica em negócio e de prevaricação, crimes alegadamente cometidos em 2018, quando Jorge Sobrado era vereador no município de Viseu.

O então autarca terá viciado um processo de contratação pública para favorecer uma empresa, a quem o município encomendou cerca de 160 mil euros em peças de roupa destinadas ao 55.° Festival Europeu de Folclore, o Viseu Folk.

Na resposta enviada à Lusa, Jorge Sobrado diz que “o assunto que deu origem a este processo, tendo por base uma denúncia anónima, foi já objeto de averiguação pela Inspeção-Geral de Finanças, em 2021, que entendeu proceder ao seu arquivamento”:

“Há mais de 20 anos que exerço funções públicas, com um desempenho e transparência que são reconhecidos e um percurso sem reparo. Exercerei o meu direito de defesa, convicto, como referi, da minha inocência”, assegura o atual vice-presidente da CCDR-N.

A acusação do MP sustenta que, entre outubro de 2017 e 2021, Jorge Sobrado, que integra a lista da candidatura à câmara do Porto de Manuel Pizarro (PS), exerceu o cargo de vereador com os pelouros da cultura e património, cabendo-lhe presidir à organização do festival.

Em março de 2018, o município celebrou, com a estilista Katty Xiomara, um contrato para a conceção da coleção de roupa e merchandising do Viseu Folk.

Além de Jorge Sobrado, o MP também acusou três empresários do ramo têxtil pelos mesmos crimes económicos.

+ notícias: Norte

Médico quer criar em Portugal associação dedicada a tumores do fígado

O médico moçambicano Hipólito Mussagy quer criar uma associação de doentes para ajudar quem sofre de carcinoma hepatocelular, “doença silenciosa considerada quase incurável” e que o próprio sofreu, encontrando-se em vigilância no Hospital São João, no Porto.

Jovem acusado de instigar massacres no Brasil começa a ser julgado na Feira

Um jovem acusado de ter instigado massacres em escolas no Brasil, incluindo um em que morreu uma adolescente, vai começar a ser julgado esta quinta-feira no Tribunal da Feira, no distrito de Aveiro.

Sindicato acusa ULS Entre Douro e Vouga de incumprimentos salariais

O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) acusou esta quinta-feira a ULS Entre Douro e Vouga de não pagar atempadamente aos médicos internos de formação geral, situação que a instituição atribui a um período “muito concentrado” de processamento de salários.