Hugo Alexandre Trindade é o candidato do PAN à Câmara de Matosinhos
Porto Canal/Agências
O presidente executivo (CEO) de uma 'startup' tecnológica voltada para a inteligência artificial na indústria, Hugo Alexandre Trindade, é o candidato do PAN à Câmara Municipal de Matosinhos para tornar o concelho “mais justo, sustentável e amigo dos animais”.
Em declarações esta quinta-feira à Lusa, Hugo Alexandre Trindade, que assume a liderança da Comissão Distrital do PAN do Porto, referiu que a sua candidatura sob o lema “Matosinhos, a nossa casa” está focada na habitação, bem-estar animal e ambiente.
Na área da habitação, o candidato defendeu o relançamento dos modelos de cooperativismo habitacional como forma de garantir o acesso a uma habitação digna, estável e economicamente viável, especialmente para os jovens e famílias em início de vida.
“Este modelo permite reduzir a pressão do mercado especulativo, promovendo comunidades mais coesas e solidárias”, sublinhou.
Em matéria de bem-estar animal, Hugo Alexandre Trindade considerou que é urgente dar resposta ao flagelo do abandono de animais de companhia e, para tal, defendeu o reforço dos programas municipais de esterilização, a melhoria das condições de acolhimento e um plano de ação intermunicipal que promova a adoção responsável e a articulação eficaz entre municípios, associações e cidadãos.
Já no ambiente, o candidato do PAN, de 36 anos, apresentou uma proposta inovadora para o arvoredo urbano, que passa por criar um sistema de inventário e gestão inteligente com recurso a tecnologia para monitorizar a saúde das árvores e planear novas plantações.
“Queremos apostar em espécies autóctones e resilientes às alterações climáticas e lançar o programa “Uma Criança, Uma Árvore” onde cada árvore plantada receba o nome de uma criança nascida em Matosinhos, criando um laço simbólico e afetivo entre gerações e com o território”, revelou.
Além de Hugo Alexandre Trindade, concorrem à Câmara de Matosinhos a atual presidente de câmara, Luísa Salgueiro, pelo PS, o advogado Bruno Pereira pelo PSD, o vereador da CDU José Pedro Rodrigues, o ex-socialista e vereador independente António Parada pelo Chega, o ex-presidente do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) Pedro Filipe Soares, Filipe Garcia pela IL, Diana Sá pelo Livre e Vasco Martins pelo ADN.
O atual executivo é composto por sete eleitos do PS, um do PSD, um independente, um pelo movimento António Parada Sim! e um da CDU.
As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.
