Casa de candidato da AD em Matosinhos atingida por um tiro

Casa de candidato da AD em Matosinhos atingida por um tiro
Foto: DR
| Porto
Porto Canal

A casa de Vasco Costa, candidato da Aliança Democrática (AD) à Junta de Freguesia de Custóias, foi alvo de um disparo na manhã desta segunda-feira, confirmou a coligação.

Em comunicado, a coligação admite que "diversos candidatos nas listas da AD em Matosinhos têm sido alvo de coação e intimidação pelo simples facto de integrarem as listas".

Além disso, a nota refere que "vários apoiantes – entre os quais funcionários da autarquia – têm sido pressionados a não aparecer publicamente em ações de campanha da AD em Matosinhos", acrescentando que estes têm vindo a "ser alvo de represálias laborais".

Na manhã desta segunda-feira, a residência do candidato da AD à Junta de Freguesia de Custóias, Vasco Costa, terá sido atingida por um disparo de arma de fogo.

O incidente ocorreu por volta das 8h00, "quando o candidato se encontrava em casa e foi surpreendido por um forte estrondo". O projétil terá perfurado a janela da sala de jantar, composta por vidros duplos.

Segundo a informação divulgada, não houve feridos e a Polícia de Segurança Pública (PSP) esteve no local, tendo tomado conta da ocorrência.

“Não tendo a certeza da correlação dos factos – ser candidato e o tiro –, foi chamada a PSP ao local e será apresentada hoje uma denúncia contra desconhecidos”, escreveu Vasco Costa.

O candidato da AD à Câmara de Matosinhos, Bruno Pereira, afirmou ainda que "o ambiente em Matosinhos é tudo menos democrático".

"Este tipo de episódios não dignifica o exercício da cidadania. A AD pugna por uma democracia livre e transparente, jamais prejudicando ou colocando amarras sobre apoiantes, ou candidatos de outras forças políticas. Continuaremos determinados no nosso caminho para vencer as eleições autárquicas de 2025", reiterou o social-democrata.

O caso foi comunicado às autoridades competentes, que já se encontram a investigar o sucedido e deslocaram-se ao local.

O partido apelou "à criação de um ambiente de respeito, liberdade e segurança em Matosinhos, condição essencial para o exercício democrático".

+ notícias: Porto

Executivo do Porto aprova transformar Lipor em empresa local intermunicipal

O executivo municipal da Câmara do Porto aprovou, por unanimidade, a transformação da Associação de Municípios Lipor, gestora dos resíduos de oito municípios, numa empresa local de natureza intermunicipal e aprovou os novos estatutos.

Câmara do Porto aprova recomendação para munícipes serem informados sobre abates de árvores

O executivo da Câmara do Porto aprovou uma recomendação do PS para que seja colocado um “painel informativo” no local sempre que os serviços municipais decidam abater uma árvore e que essa operação não se revele urgente.

Detido padrasto por suspeita de abuso sexual de enteadas no Porto

Um homem de 43 anos foi detido por suspeita de abusar sexualmente das duas enteadas, no Porto, desde 2020, sendo que à data as vítimas tinham 13 e 8 anos, anunciou a Polícia Judiciaria.