Cortejo de trajes de papel regressa à Foz do Douro a 24 de agosto

Cortejo de trajes de papel regressa à Foz do Douro a 24 de agosto
| Porto
Porto Canal/ Agências

O Cortejo de São Bartolomeu, conhecido como desfile de trajes de papel, regressa à marginal da Foz do Douro, no Porto, a 24 de agosto, reunindo 600 figurantes e cerca de 10 mil espectadores.

Com mais de 150 anos de história, a edição deste ano tem como tema “Os Povos do Mundo” e conta com blocos dedicados à cultura dos povos do Norte e do Sul de África, México, Brasil e União Europeia, homenageando ainda o Festival da Primavera, conhecido como o Ano Novo Chinês, e o povo Viking.

O desfile, organizado pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, começa no Largo de Sobreiras, na Cantareira, e termina com o “banho santo” na Praia do Ourigo, tradição candidata a Património Cultural Imaterial da UNESCO.

+ notícias: Porto

Executivo do Porto aprova transformar Lipor em empresa local intermunicipal

O executivo municipal da Câmara do Porto aprovou, por unanimidade, a transformação da Associação de Municípios Lipor, gestora dos resíduos de oito municípios, numa empresa local de natureza intermunicipal e aprovou os novos estatutos.

Câmara do Porto aprova recomendação para munícipes serem informados sobre abates de árvores

O executivo da Câmara do Porto aprovou uma recomendação do PS para que seja colocado um “painel informativo” no local sempre que os serviços municipais decidam abater uma árvore e que essa operação não se revele urgente.

Detido padrasto por suspeita de abuso sexual de enteadas no Porto

Um homem de 43 anos foi detido por suspeita de abusar sexualmente das duas enteadas, no Porto, desde 2020, sendo que à data as vítimas tinham 13 e 8 anos, anunciou a Polícia Judiciaria.