STCP Serviços mudou sede para a Quinta do Mitra que deverá ser demolida à boleia da alta velocidade

STCP Serviços mudou sede para a Quinta do Mitra que deverá ser demolida à boleia da alta velocidade
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
João Nogueira

A STCP Serviços transferiu recentemente a sua sede para a Quinta do Mitra, em Campanhã, numa mudança estratégica que aproxima a empresa do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC). Contudo, nos últimos meses foi divulgado que o edifício deverá ser demolido nos próximos anos devido ao projeto da Alta Velocidade.

O edifício, situado junto à zona onde se prevê a construção da futura estação de alta velocidade, estava atualmente desocupado e será, eventualmente, demolido no âmbito dos planos de reconfiguração urbana associados ao projeto ferroviário. No entanto, a indefinição quanto aos prazos permitiu à empresa ocupar o espaço de forma temporária.

 “Aqui a lógica é que nós olhamos para o terminal de Campanhã como a nossa grande âncora do ponto de vista de funcionamento e desenvolvimento da empresa. A Quinta do Mitra surgiu como uma oportunidade”, explicou André Brochado, administrador da STCP Serviços.

Apesar de o edifício já estar identificado para demolição no futuro, a ausência de um calendário claro abriu margem para uma utilização útil e estratégica. Segundo André Brochado, a proximidade ao TIC foi um dos fatores decisivo na escolha.

“O edifício estava vazio, apesar de ele estar previsto para demolição daqui a alguns anos, mas também não temos uma perspetiva clara de quando é que isso irá acontecer. Como estamos nesta indeterminação do ponto de vista de tempo, vamos aproveitar a Quinta do Mitra para o edifício ser a nossa sede e, a partir daí, projetar e estar mais próximo do terminal. Esse foi o grande objetivo.”

A reabilitação da Quinta do Mitra arrancou em janeiro de 2022, a cargo da empresa municipal GO Porto, com o objetivo de tornar aquele edíficio numa "estrutura flexível e polivalente".

Fruto de um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, a reabilitação da Quinta do Mitra, situada na freguesia de Campanhã, ficou concluída em maio de 2023.

Após a indicação por parte da Infraestruturas de Portugal de que aquele espaço não iria ser poupado aos projetos, a Câmara do Porto já admitiu pedir uma indemnização.

 

+ notícias: Porto

Executivo do Porto aprova transformar Lipor em empresa local intermunicipal

O executivo municipal da Câmara do Porto aprovou, por unanimidade, a transformação da Associação de Municípios Lipor, gestora dos resíduos de oito municípios, numa empresa local de natureza intermunicipal e aprovou os novos estatutos.

Câmara do Porto aprova recomendação para munícipes serem informados sobre abates de árvores

O executivo da Câmara do Porto aprovou uma recomendação do PS para que seja colocado um “painel informativo” no local sempre que os serviços municipais decidam abater uma árvore e que essa operação não se revele urgente.

Detido padrasto por suspeita de abuso sexual de enteadas no Porto

Um homem de 43 anos foi detido por suspeita de abusar sexualmente das duas enteadas, no Porto, desde 2020, sendo que à data as vítimas tinham 13 e 8 anos, anunciou a Polícia Judiciaria.