Já estão a funcionar os tapetes rolantes no Terminal Intermodal de Campanhã

Já estão a funcionar os tapetes rolantes no Terminal Intermodal de Campanhã
Foto: Porto Canal
| Porto
João Nogueira

Os tapetes rolantes da Passagem Inferior Pedonal do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), no Porto, entraram finalmente em funcionamento, quase um ano após o previsto. Com 127 metros de extensão, esta infraestrutura visa facilitar a mobilidade entre os diferentes meios de transporte (metro, comboio e autocarros urbanos) e representa um investimento de 909 mil euros a cargo da STCP Serviços.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A abertura dos tapetes rolantes foi adiada várias vezes devido à necessidade de ajustes na estrutura de suporte e à realização de trabalhos complementares de construção civil. Agora concluídas estas etapas, os equipamentos estão finalmente disponíveis para os utilizadores do TIC.

“O equipamento vai funcionar sempre que o terminal estiver aberto e é uma mais-valia para todos os utilizadores”, garantiu André Brochado, administrador da STCP Serviços, sublinhando o objetivo de melhorar a experiência dos passageiros.

“Normalmente quem utiliza este tipo de equipamentos sabe que os transbordos ou a necessidade de sair de um modo rodoviário para outro têm tempos muito consolidados e contados. Aqui, a ideia é dar esse conforto para que a passagem seja mais rápida e, no fundo, também mais cómoda. Pode ser quase um movimento passivo, a pessoa vai sem se locomover em cima do tapete e, portanto, essa é a nossa expectativa que possa ocorrer.”

Estrutura alvo de mudanças

A melhoria insere-se num plano mais vasto de requalificações e adaptações do terminal, estruturado em três fases. A primeira fase, já concluída, centrou-se na melhoria da circulação viária e acessos em redor do TIC.

“Colocámos um conjunto de balizas para disciplinar melhor o uso automóvel, criámos zonas de tomada e largada de passageiros, aumentámos o número de lugares para táxis e estabelecemos um protocolo com os TVDE com zonas próprias de embarque e desembarque. Também, em articulação com a Polícia Municipal, criámos condições para um Kiss and Ride mais cómodo, com 10 minutos de tolerância no parque de estacionamento”, explicou André Brochado.

A segunda fase, atualmente em curso, foca-se no conforto dos utilizadores e na melhoria operacional. Além dos tapetes rolantes, prevê-se o aumento do número de casas de banho no terminal e a ativação do Parque de São Roque como zona de apoio aos autocarros.

“Vamos permitir que os autocarros, em tempo de espera, fiquem nesse parque e não em via pública, como acontecia. Teremos também um parque para ligeiros, aumentando a oferta de estacionamento para quem procura o terminal. E estamos a otimizar o sistema de gestão da chegada dos autocarros para agilizar o levantamento de barreiras e melhorar a eficiência do terminal.”

Terceira fase será a de maior impacto

A terceira e última fase será a mais exigente do ponto de vista de obra e impacto na operação do TIC. Inclui a instalação de uma escada rolante junto ao elevador, melhorias na acessibilidade, requalificação e consolidação de 18 cais dedicados a autocarros de longo curso, bem como a reconfiguração dos fluxos internos do terminal para mitigar conflitos de circulação e reforçar a segurança.

“Vamos consolidar a operação logística dos autocarros com cais dedicados, criando também maior área de espera para os passageiros. Além disso, será criada uma nova saída direta para a VCI (para os veículos ligeiros), o que permitirá eliminar conflitos dentro do terminal, especialmente na rotunda interior. Claro que haverá alguns condicionamentos, mas vamos avançar com a empreitada por segmentos e tentar ao máximo evitar impactos negativos na operação. O terminal funciona 24 horas e não pode parar”, esclareceu o responsável.

O Terminal Intermodal de Campanhã foi inaugurado há três anos, afirma-se cada vez mais como uma peça-chave na mobilidade do Porto.

Só até junho de 2024, o TIC registou mais de 24,3 milhões de passageiros, com mais de 10 milhões apenas no primeiro semestre deste ano.

+ notícias: Porto

Executivo do Porto aprova transformar Lipor em empresa local intermunicipal

O executivo municipal da Câmara do Porto aprovou, por unanimidade, a transformação da Associação de Municípios Lipor, gestora dos resíduos de oito municípios, numa empresa local de natureza intermunicipal e aprovou os novos estatutos.

Câmara do Porto aprova recomendação para munícipes serem informados sobre abates de árvores

O executivo da Câmara do Porto aprovou uma recomendação do PS para que seja colocado um “painel informativo” no local sempre que os serviços municipais decidam abater uma árvore e que essa operação não se revele urgente.

Detido padrasto por suspeita de abuso sexual de enteadas no Porto

Um homem de 43 anos foi detido por suspeita de abusar sexualmente das duas enteadas, no Porto, desde 2020, sendo que à data as vítimas tinham 13 e 8 anos, anunciou a Polícia Judiciaria.