Pedro Sousa Botelho é número 2 de Miguel Corte-Real na lista do Chega ao Porto

Pedro Sousa Botelho é número 2 de Miguel Corte-Real na lista do Chega ao Porto
Foto: CM Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

Pedro Sousa Botelho, Joana Corrêa de Barros e Artur Carvalho são alguns dos sete nomes da lista esta quarta-feira entregue no tribunal pela candidatura do Chega à Câmara do Porto, encabeçada por Miguel Corte-Real.

Na lista para o executivo seguem-se Luís Santos Proença, Sofia Sampaio e Sónia Vara.

Em declarações à Lusa, Miguel Corte-Real, 40 anos, gestor e eleito nas últimas autárquicas pelo PSD para a Assembleia Municipal do Porto, disse que o partido apresentou candidatos a “todas as freguesias e todos os órgãos” e que se trata de uma “lista de gente renovada, gente da cidade e gente muito empenhada para mudar o Porto”.

Questionado pela Lusa sobre o que seria um bom resultado, Miguel Corte-Real responde que um “bom resultado é ganhar”, no entanto, a expetativa é “eleger autarcas em toda a cidade, em todas as freguesias, e em todos os órgãos" e poder "trabalhar para mudar a vida dos portuenses".

Questionado sobre se ganhar um ou dois vereadores para a Câmara do Porto seria um bom resultado, o candidato assume que o “Chega não tem nenhum vereador” e que se tiver dois vereadores é um bom resultado, mas, no entanto, argumenta que o “Chega existe para mudar”.

“Para mudar precisa de ganhar e, portanto, nós precisamos de ganhar para mudar a vida das pessoas. Se não ganharmos, nós aceitamos as regras da democracia e vamos trabalhar com os eleitos que tivermos para mudar a vida das pessoas", disse.

Segundo Miguel Corte-Real, o Chega, enquanto partido, vem a estas eleições autárquicas para ganhar câmaras municipais e, portanto, assume que está no Porto a disputar a câmara.

“Estamos a apresentar um projeto para os portuenses e esperamos que a maioria dos portuenses considere que, o nosso projeto, é o projeto certo para liderar. E, portanto, estamos aqui para mudar a vida das pessoas”, assinalou.

Da lista entregue no tribunal constam também Carlos Graça como cabeça de lista à Assembleia Municipal do Porto e sete candidatos a presidente das juntas.

Concorrem à Câmara Municipal do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU – coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Aníbal Pinto (Nova Direita), Pedro Duarte (PSD/IL/CDS-PP), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (movimento independente), António Araújo (movimento independente), Alexandre Guilherme Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre) e Miguel Corte-Real (Chega).

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas realizam-se em 12 de outubro.

+ notícias: Porto

Cinema Trindade do Porto quer ultrapassar os 100 mil espectadores em 2026

O Cinema Trindade, no Porto, quer ultrapassar este ano os 100 mil espectadores, com uma programação que incluirá, nos próximos meses, filmes de François Truffaut, Oliver Laxe e obras “made in Porto”.

Avenida D. Carlos I no Porto cortada a partir das 00h00 devido a agitação marítima

A circulação automóvel e pedonal na Avenida D. Carlos I, na zona da barra do Douro, no Porto, vai ser cortada à meia-noite devido às previsões de agravamento do estado do tempo e de forte agitação marítima.

Linha Rosa do Metro do Porto estará operacional até março de 2027

A Linha Rosa do Metro do Porto, que ligará São Bento à Casa da Música, estará operacional até março de 2027, apesar de a empreitada ser concluída ainda este ano, anunciou esta terça-feira o presidente da empresa, Emídio Gomes.