Câmara de Aveiro avança com nova fase de requalificação da Avenida Europa
Porto Canal/Agências
A Câmara de Aveiro aprovou esta quinta-feira, na sua reunião pública, a abertura de um concurso público para uma nova fase de requalificação da Avenida Europa pelo valor de 4,1 milhões de euros, informou a autarquia.
“O executivo municipal de Aveiro deliberou aprovar o projeto de execução e a abertura do concurso público para uma nova fase de requalificação da Avenida Europa, com um valor base de 4.174.812,08 euros e um prazo de execução de 720 dias”, refere uma nota camarária.
Segundo a autarquia, a empreitada incide sobre o troço norte da Avenida Europa, numa extensão aproximada de três quilómetros, entre o túnel de Esgueira e a rotunda da Junqueira.
“O projeto tem como principais objetivos a melhoria das condições de circulação rodoviária e a reabilitação da rede de drenagem de águas pluviais, garantindo maior segurança e funcionalidade a uma das principais vias estruturantes do município”, refere a mesma nota.
A autarquia diz ainda que a intervenção prevê a criação e qualificação de zonas pedonais, com passeios rebaixados sempre que possível nas áreas de atravessamento, para garantir acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.
"Ao nível da sinalização, o projeto inclui novas marcações horizontais e verticais, reforçando a organização do tráfego, os lugares de estacionamento e a segurança de peões e condutores", adianta a autarquia.
Ainda segundo a Câmara, está também prevista a requalificação das passadeiras, bem como a implementação de sinalização vertical complementar, com o objetivo de melhorar significativamente a segurança rodoviária e pedonal em todo o percurso intervencionado, assim como a melhoria da acessibilidade a algumas das unidades empresarias da zona.
