Resgatadas duas pessoas que caíram nas Cascata de Várzeas no Gerês

Resgatadas duas pessoas que caíram nas Cascata de Várzeas no Gerês
Foto: CM Terras de Bouro
| Norte
Porto Canal/Agências

Duas pessoas que caíram na segunda-feira nas cascatas da Fecha de Várzeas, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Terras do Bouro, foram resgatadas por operacionais do Posto de Busca e Resgate em Montanha do Parque Nacional.

Uma das vítimas sofreu escoriações e a outra fratura numa perna.

“À chegada, junto ao trilho contíguo à cascata, foi localizada a primeira vítima, que apresentava escoriações superficiais nos membros inferiores, tendo sido prontamente estabilizada”, refere a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), da GNR.

A segunda vítima foi encontrada “num poço de difícil acesso”, situado numa zona inferior, apresentando “uma fratura e ferimentos no corpo”.

O alerta foi recebido durante a tarde de segunda-feira.

A pessoa que sofreu ferimentos mais graves foi estabilizada por “um militar com formação avançada em cuidados pré-hospitalares”, com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa.

Após a estabilização, a vítima foi transportada pelos militares da UEPS, no âmbito do patrulhamento inserido no Plano Operacional Nacional de Gestão (PONG), até à viatura da Cruz Vermelha, que procedeu ao seu encaminhamento para a unidade hospitalar da zona, explica o comunicado.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.