Festival do Bacalhau em Ílhavo com investimento de 475 mil euros

Festival do Bacalhau em Ílhavo com investimento de 475 mil euros
Foto: CM Ílhavo
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Ílhavo revelou esta segunda-feira que vai investir cerca de 475 mil euros na edição deste ano do Festival do Bacalhau, que decorre entre 13 e 17 de agosto.

“Na edição de 2025, será reforçado o investimento nas infraestruturas de apoio a todas as equipas que proporcionam os habituais pratos de bacalhau, enquanto atrativo principal do Festival do Bacalhau”, revela uma nota de imprensa em que aponta para 475 mil euros o investimento global.

O evento gastronómico, considerado o maior do Município de Ílhavo e que celebra a identidade local ligada ao mar, ao bacalhau e às tradições, decorrerá no espaço do Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, à semelhança dos últimos anos.

A gastronomia é o ponto central do festival, em que doze associações locais confecionam pratos de bacalhau em dez tasquinhas e dois bares.

O Pavilhão Âncora acolhe 15 'showcookings' com chefs como Hélio Loureiro e Rita Alves, além de um Mercado de Bacalhau e uma Mostra de Artesanato de inspiração marítima.

Nesta edição, o Brasil é o país convidado, com uma comitiva da cidade de Paraty, geminada com Ílhavo estando a cultura brasileira em destaque no Pavilhão Âncora onde, além da receção oficial à comitiva no dia 15, haverá um 'showcooking' de Bolinho de Bacalhau com Aipim, por Luciana Guimarães.

Para a realização deste evento, a Câmara Municipal de Ílhavo conta com cerca 50 colaboradores e mais de 500 voluntários (entre organização e associações participantes).

O Festival do Bacalhau é uma aposta na valorização da história e das tradições do município, na dinamização da economia local e na atratividade turística do território, onde a gastronomia, o mar e a ria são marcas muito fortes.

A música é outro dos atrativos do festival, numa série de concertos no “Palco Estibordo” sempre às 22h00, com um cartaz que inclui Matias Damásio no dia 13, Ana Moura a 14, Mickael Carreira dia 15, Rui Veloso a 16 e Luís Trigacheiro no dia 17.

No “Palco Bombordo”, às 23h30, atuam Aura, Manuscrito, Shhh Noise, Tangerina não é Clementina e Hard-Zeppelin Tribute, respetivamente, após os concertos principais.

O festival oferece ainda atividades para famílias, como exposições no Navio-Museu Santo André e eventos desportivos como a "Corrida Mais Louca da Ria" no dia 16 às 17h00 e a "Volta ao Cais em Pasteleira" no dia 17, também às 17h00.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.