Casa ardeu em Mondim de Basto onde há três pontos preocupantes

Casa ardeu em Mondim de Basto onde há três pontos preocupantes
| Norte
Porto Canal/Agências

Uma casa foi atingida pelo fogo em Ermelo, Mondim de Basto, onde há três focos de incêndio que continuam a merecer a atenção dos operacionais, disse o presidente da Câmara.

“Em Ermelo, tivemos uma casa que foi alvo do incêndio e que é, até ao momento, a única habitação atingida no concelho”, afirmou Bruno Ferreira, que explicou que se trata de uma antiga casa florestal que foi transformada em casa de habitação e que “foi totalmente fustigada”.

O fogo que começou sábado em Sirarelhos, Vila Real, propagou-se para Mondim de Basto onde há três focos ativos, não ligados, “a precisar de bastante atenção”, nomeadamente em Pardelhas, Ermelo e Fervença.

O presidente da Câmara de Mondim de Basto referiu ainda que, em Pardelhas, o fogo “continua muito perto” da aldeia, enquanto em Fervença as “máquinas de rasto deram “uma grande ajuda ao combate”.

Ainda em Pardelhas, houve uma situação de falta de água potável, provavelmente pela utilização na prevenção ao incêndio, pelo que a autarquia já reforçou os depósitos da aldeia.

Neste concelho, mantém-se cortada ao trânsito a Estrada Nacional 304, que liga o Alto do Velão a Ermelo.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 17h15 estavam mobilizados para esta ocorrência cerca de 506 operacionais e 162 viaturas e oito meios aéreos.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.