Comboios fazem testes na Linha da Beira Alta no troço Pampilhosa-Mangualde

Comboios fazem testes na Linha da Beira Alta no troço Pampilhosa-Mangualde
Foto: CM Coimbra
| Norte
Porto Canal/Agências

A Infraestruturas de Portugal (IP) e a Comboios de Portugal (CP) informaram esta sexta-feira que há comboios a testarem a Linha da Beira Alta, no troço Pampilhosa – Mangualde, após as vistorias técnicas.

“Já circulam comboios no troço entre as estações da Pampilhosa [concelho da Mealhada, distrito de Aveiro] e de Mangualde [distrito de Viseu] na Linha da Beira Alta. Tal como previsto, e na sequência das vistorias técnicas e ensaios à via e catenária desta linha, em concreto neste troço, iniciaram-se, esta semana, as marchas para formação de maquinistas”, anunciaram as duas entidades.

Em comunicado de imprensa, informaram que as “formações visam a familiarização dos maquinistas e operadores de revisão e venda da CP aos novos equipamentos e infraestruturas construídas, de acordo com os procedimentos de segurança em vigor.”

Nesse sentido, indicam que “no final de agosto, será a vez de se iniciarem as circulações, com a mesma finalidade, pelos operadores de mercadorias, nomeadamente a MEDWAY e a CAPTRAIN”.

“Com o início destas marchas de formação de maquinistas dos diferentes operadores ferroviários, é cumprida mais uma importante fase do planeamento definido para a abertura total da exploração comercial de passageiros e mercadorias do último troço da Linha da Beira Alta”, assumem no documento.

Com isto, prometem a “abertura total ocorrerá após a emissão da Autorização de Entrada ao Serviço, pelo IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, e a conclusão do processo de Verificação de Conformidade CE, no âmbito das Especificações Técnicas de Interoperabilidade para os subsistemas Infraestrutura, Energia e Deteção de Comboios”.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, aquando do anúncio, em 16 de julho, da construção da ligação ferroviária em velocidade alta, entre Aveiro e Salamanca, referiu que a linha da Beira Alta, é uma das peças desse corredor.

Nesse dia, em conferência de imprensa em Aveiro, lembrou que a Linha da Beira Alta foi alvo de obras de modernização, estando a decorrer o processo de certificação e revelou que deverá estar a funcionar até ao final do ano.

“No próximo mês [agosto], comboios da CP andarão em processo de certificação com os maquinistas a operarem a linha em certificação e, portanto, acreditamos que até ao final do ano, prospetivamente outubro, teremos a linha a funcionar e é isso com o qual nos comprometemos”, afirmou o ministro.

Esta quinta-feira, o Movimento Cívico pela Linha da Beira Alta disse à agência Lusa que “a saga de adiamentos” da reabertura da linha - inicialmente seria em nove meses e já passaram três anos - levou um conjunto de entidades a escrever um manifesto.

Esse documento será lido na concentração agendada para o dia em que a Linha da Beira Alta (que liga o nó ferroviário da Pampilhosa à Guarda e à fronteira de Vilar Formoso) faz 143 anos, domingo, dia 3, a partir das 14h00, no largo da Estação Ferroviária, em Nelas, distrito de Viseu.

+ notícias: Norte

Associação Académica de Coimbra propõe pagar dívida com barris de cerveja

A Associação Académica de Coimbra (AAC) propôs-se a adiantar o pagamento de dívidas a secções e núcleos de estudantes com barris de cerveja, o que motivou uma nota de repúdio da Secção de Jornalismo que tem a receber 3.500 euros.

"Tenho de fazer uma volta de 12 km para ir ter ao mesmo síito". EN 222 está cortada há mais de um mês em Resende e não há previsão de reabertura

A Estrada Nacional 222 continua cortada ao trânsito em Resende na sequência do abatimento do piso devido ao mau tempo.

 

Autarca de Resende acredita que é desta que avança ligação de Baião à Ponte da Ermida prometida há mais de 20 anos

O Presidente da Câmara de Resende acredita que será com este Governo que será feita a ligação de Baião à Ponte da Ermida, que aproximaria o concelho da A4 e poderia melhorar muito as acessibilidades na região.