Meio aéreo amarou no Rio Douro no seguimento de uma avaria

Meio aéreo amarou no Rio Douro no seguimento de uma avaria
Foto: Vida de Bombeiro - Portugal | Facebook
| Norte
Porto Canal/Agências

Um avião Canadair empenhado no combate ao incêndio que deflagrou em Penafiel, distrito do Porto, e que se alastrou para Gondomar, sofreu esta quinta-feira danos estruturais durante a operação de carga de água no Rio Douro.

Fontes aeronáuticas explicaram à agência Lusa que após amarar no rio para a recolha de água, e logo na fase inicial do ‘scoping’ (carga de água), o piloto perdeu o controlo da aeronave, tendo esta ido embater numa das margens.

Segundo as mesmas fontes, na origem do incidente poderá ter estado um problema mecânico, acrescentando que o Canadair sofreu danos num dos flutuadores e no casco, ficando, para já, inoperacional.

O incêndio que terça-feira começou em Penafiel e passou para Gondomar, tem três frentes, estando os meios a ser reposicionados para o combate nas povoações de Vilarinho e Moreira, revelou o comandante dos bombeiros Joel Castro.

No ponto da situação sobre o incêndio que começou em Capela e alastrou para Melres, o bombeiro afirmou que o incêndio tinha, pelas 15:00, três frentes, sendo uma em Penafiel e duas em Gondomar.

Joel Castro acrescentou que as chamas já consumiram “uma área considerável” de mato, informando haver meios a ser reposicionados no terreno para dar resposta ao avanço das chamas, que continuam próximas das povoações de Vilarinho e de Moreira.

No terreno, segundo o bombeiro, estavam à hora do ponto da situação 215 operacionais e 65 viaturas.

+ notícias: Norte

APDL pede a empresas que levantem contentores autorizados a sair do Porto de Leixões

A Administração do Porto de Leixões, em Matosinhos, apelou às empresas que levantem os contentores que já tem autorização de saída, depois de os constrangimentos causados pelo novo sistema aduaneiro terem levado à lotação daquela infraestrutura.

Triciclo leva Evols, Moundrag e Tiago Sousa a Barcelos em inícios de 2026

Evols, Moundrag e Tiago Sousa são alguns dos nomes do primeiro trimestre de 2026 do ciclo de concertos itinerante triciclo, promovido pelo município de Barcelos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.